Novas Exigências Para o Setor de Varejo – Da Transformação à Resiliência Digital

A tecnologia amplia constantemente a sua presença no cotidiano das pessoas impactando fortemente a estratégia dos negócios no varejo. Essa evolução exige empresas cada vez mais inteligentes e dispostas a se adaptar de forma acelerada. Mais que transformação digital, o momento é de resiliência digital.

Contingências Nas Estratégias De Negócio Do Varejo

Esse contexto de mudanças foi evidenciado pela terceira edição do estudo “Transformação Digital no Varejo Brasileiro”¹ desenvolvido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) que identificou que 90% das empresas de varejo investiram em Transformação Digital em 2020. Um aumento de 87% no investimento em soluções tecnológicas e sistemas de informação para melhorar a produtividade, integrar, otimizar e agilizar a cadeia produtiva, simplificar processos e entregar mais valor ao cliente final em resposta às novas exigências impostas pelo momento.

Os varejistas entrevistados observaram uma maior vantagem competitiva com os investimentos em Transformação Digital, já que 57% afirmaram que as novas ferramentas contribuíram “muito” para a empresa. Ao mesmo tempo, 63% dos empresários identificaram uma melhora da experiência do consumidor ao responderem que essa experiência melhorou “muito”.

Por outro lado, as principais dificuldades identificadas estão relacionadas à implementação da Transformação Digital por causa da cultura organizacional. Ainda há resistência à mudança em 40% dos negócios analisados.

Enfrentar os desafios que o mercado impõe aos empreendimentos do varejo se caracteriza como uma tarefa complexa pois envolve a evolução tecnológica exigindo investimento, tempo e inovação.

O setor empresarial varejista é marcadamente referência do contexto de toda a cadeia produtiva nacional ao contribuir de maneira significativa na geração de emprego, no volume de transações financeiras e na concessão de crédito. Atualmente, o setor de Comércio e Serviços responde por 73% do PIB nacional². Apenas na região Sudeste, são mais de 2 milhões de negócios com atividades voltadas para o varejo.³

Os principais varejistas do país se sobressaem com crescimento no mercado mesmo diante de uma crise econômica, especialmente pelo grande investimento em tecnologia.

Crescimento Consolidado com Sistemas De Informação

Em um setor tão competitivo como o varejo, é necessário investir em ferramentas que ajudem não só a vender mais, mas também a aumentar a produtividade e reduzir custos e tempo de execução de tarefas.

Contar com uma solução inteligente que padroniza os processos e procedimentos, além de possibilitar acesso rápido a informações que envolvem o atendimento ao cliente e o fluxo de pedidos ou vendas, é um ponto estrutural para a evolução do negócio. Essas são características determinantes para decidir pelo investimento em sistemas ERP’s já que eles permitem acompanhar de perto os indicadores do negócio e as informações essenciais para ajudar a gestão na tomada de decisões mais precisas.

Um sistema ERP personalizado especificamente para o varejo é uma opção para quem demanda mais
agilidade e precisão na gestão de todos os processos da empresa. De forma prática, o sistema integrado constitui uma plataforma para acesso e gestão das informações que viabilizam controle de estoque, gestão de vendas, otimização do fluxo de pedidos de vendas, controle e acompanhamento financeiro, faturamento, cadastro de clientes, entre outros recursos que visam solucionar gargalos com a análise preditiva em tempo real.

Mesmo com todas essas facilidades já conhecidas, é necessário fazer mais e avançar para a formatação de negócios inteligentes. A era da resiliência chega para acompanhar a transformação digital que já está estabelecida e reforça a importância da capacidade de adaptação e de inovação.

A Era Da Resiliência Digital

Uma empresa resiliente digitalmente deve ser capaz de utilizar seus recursos de ERP para ser ágil, inovadora e responsiva às disrupções. Adaptar-se em tempo real, de forma colaborativa e integrada. Para isso, ela deve contar com ferramentas para gerenciar grandes conjuntos de dados de forma analítica a fim de permitir a tomada de decisões de forma assertiva. Também é fundamental estar conectado a clientes, fornecedores e colaboradores. O trabalho remoto, com acesso de qualquer lugar a qualquer hora baseado na nuvem, abre uma nova perspectiva na forma como os problemas são enfrentados e solucionados.

Com os sistemas ERP’s inteligentes, a empresa é capaz de estender a operação a parceiros e fornecedores, sejam eles de logística ou recursos, sendo possível associar todo o ecossistema do negócio de forma flexível, acelerando as operações e reagindo aos cenários que se impõem.

Simplificar Para Conquistar

Uma das formas mais eficazes para atingir a resiliência digital é adotar a transformação baseada em uma plataforma abrangente, poderosa, assertiva, ágil e responsiva. Independente do momento em que a empresa esteja nessa jornada, um dos facilitadores para essa escolha é contar com uma oferta centralizada em um pacote que simplifique a transição, no tempo e termos que a empresa demande. Contar com o gerenciamento de um contrato unificado para a gestão dos serviços e soluções dos problemas é também um grande diferencial. Com isso, o foco passa para a análise e diagnóstico correto e específico das demandas da empresa, elencando a totalidade de recursos necessários que permitam uma adoção rápida e sem custos iniciais elevados.

Solução na Nuvem – Menor custo com Agilidade e Segurança

Outro fator de importante relevância está na implementação de uma solução robusta na nuvem que garanta um retorno mais rápido sobre o investimento inicial já que conta com a economia da nuvem além de permitir o alinhamento das melhores práticas em todas as áreas do negócio, de forma ágil e sustentável, potencializando a capacidade da empresa de se adequar às novas oportunidades. Mas para que isso aconteça sem colocar a instituição em risco, é fundamental apostar em um parceiro que entregue toda a segurança que as soluções demandam. Confiabilidade e conformidade com as melhores práticas são pontos cruciais na escolha do parceiro de tecnologia empresarial.

Empresa Inteligente – Ferramentas Para Tomada de Decisão com Confiança

É fundamental também apostar na inteligência de processos de negócios como forma de obter melhoria no desempenho de ponta a ponta a partir de ferramentas e serviços integrados com funções analíticas que proporcionem melhores insights e facilitem a tomada de decisão. Quanto mais embasada em dados e análises inteligentes, mais preparada está a organização para enfrentar os cenários de disrupção.

Contudo, para atingir todos esses passos de forma sustentada e bem aplicada, a escolha pelo parceiro deve levar em conta a capacidade de implementação com uma entrega baseada na necessidade da empresa, dentro do prazo acordado. A experiência e capacidade de dar o suporte necessário em todos as etapas é fator preponderante nessa decisão.

A ITS Group é uma consultoria SAP referência em inovação na América Latina, com mais de 18 anos de atuação nacional e pronta para levar a sua empresa a alcançar a resiliência digital. Entre em contato para saber tudo que a RISE with SAP pode fazer pelo seu negócio.

 

¹ http://sbvc.com.br/3a-edicao-transformacao-digital-no-varejo-brasileiro-sbvc-2021/

² https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/
30823-pib-cresce-1-2-no-primeiro-trimestre-e-volta-ao-patamar-pre-pandemia

³ https://www.gov.br/governodigital/pt-br/mapa-de-empresas/painel-mapa-de-empresas

 

ITS