Inteligência, segundo o dicionário, é a capacidade de compreender e resolver novos problemas e conflitos e de se adaptar a novas situações. Uma definição que vale para pessoas e, também, para as organizações.
A evolução do mercado, que engloba novos perfis de público, o avanço exponencial das tecnologias, o mundo sem fronteiras e a alta competitividade, exige das empresas a competência de aprender com as experiências. Nesse sentido, resolver problemas rapidamente, inovar e tomar as decisões mais assertivas com foco nos clientes é o caminho para tornarem-se organizações inteligentes (ou intelligent enterprise).
Atualmente os novos modelos de gestão têm a qualificação e a criatividade dos colaboradores como um ponto de partida. Porém, para que isso ocorra da melhor forma, é necessário proporcionar todas as ferramentas possíveis para facilitar esse trabalho. E tudo começa com o mergulho das organizações na cultura da transformação digital, independentemente do negócio e do segmento de atuação. Para que essa imersão vire realidade entram em ação as chamadas “tecnologias inteligentes”.
Aqui no blog da ITS Group temos abordado frequentemente o que existe de mais recente desse tipo tecnologia. Inserida nos processos diários, reduz as intervenções manuais em operações repetitivas, colabora significativamente para a diminuição de custos e de tempo e aumenta a produtividade e de vendas. Além disso, auxilia no relacionamento com clientes, viabiliza a prospecção eficaz de mercado e muito mais.
Na prática, estou falando de ferramentas e conceitos, tais como: inteligência artificial, machine learning, robotização, Internet das coisas, Big Data, mobile, realidade virtual e aumentada. De igual modo, podemos citar: Cloud, plataformas de redes sociais, blockchain e toda uma gama de novas aplicações acessíveis para as atividades empresariais.
Não basta pensar essa nova realidade de forma fragmentada, pois é muito mais do que a automatização de processos. É, sim, a imersão da transformação digital em cada canto da organização. Como expliquei anteriormente, as pessoas têm papel importante nessa caminhada.
O mercado vem se adaptando gradualmente a esse cenário, até porque as ferramentas digitais podem ser facilmente implantadas e estruturadas nos novos paradigmas de gestão. Indústria 4.0 (quarta revolução da indústria), omnichannel (multicanais de vendas) e agricultura de precisão são alguns exemplos. A tendência é de que esses modelos estejam mais presentes, evoluam ou até sejam substituídos por outros mais desenvolvidos.
Uma característica básica de uma organização inteligente é saber fazer uma análise qualificada dos dados obtidos nos processos. Examinados e compreendidos, eles representam um conhecimento valioso para as empresas detectarem padrões, definirem estratégias, tomarem decisões e alcançarem os resultados desejados de maneira rápida e sem riscos.
Somente com a incorporação de uma cultura digital interna e a estruturação e conexão das tecnologias inteligentes é que os dados serão obtidos, agrupados e analisados em um ciclo de melhoria contínua. Assim funciona uma organização inteligente.
A ITS Group tem a experiência e o conhecimento para ajudar as empresas a inserirem a cultura digital em seus negócios e se transformarem em organizações inteligentes. E não é somente com o fornecimento de plataformas de negócios, como o próprio S/4HANA , mas com uma consultoria diferenciada para entender as reais necessidades de negócio. Como resultado, as empresas otimizam seus recursos, aumentam a competitividade e se destacam frente aos concorrentes.
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