fbpx

Transformação digital para uma Manutenção Inteligente: resposta rápida à produção e confiabilidade de indicadores

A ideia de fábrica inteligente é hoje um ponto importante nas discussões sobre a evolução e a sustentabilidade das indústrias no mercado. E quando se aborda esse assunto logo já se pensa no conceito Indústria 4.0, caracterizado por sistemas fabris inteligentes nos quais equipamentos são interligados em uma mesma rede de transmissão de dados; e também em manufatura enxuta, estrutura que se propõe a aumentar a produtividade e a eficiência, a partir da redução de desperdícios.
Como parte desse processo, a Manutenção tem um papel fundamental, visto que é a área que dá o suporte rápido para que a produção não atue de forma instável ou não seja interrompida por paradas inesperadas. Hoje, os modelos de gestão de Manutenção dão muito valor às ações preditivas e preventivas – que antecipam necessidades pro ativamente a partir de monitoramento de máquinas e indicadores compartilhados com tomadores de decisão –, gerando soluções antes que os problemas ocorram de fato.

Transformação digital

E para que a Manutenção seja um diferencial na fábrica, é preciso que a equipe de técnicos tenha não somente a qualificação necessária – o que requer treinamentos frequentes –, mas seja bem estruturada sob o guarda-chuva de um sistema de gestão que monitore o trabalho, organize as atividades e gere ações de melhoria contínua. É a noção de Inteligência para Manutenção.
Nesse cenário, a tecnologia móvel torna-se um recurso indispensável, agregando agilidade para excelência na prática. Ainda, considerando que os técnicos se deslocam frequentemente na fábrica durante as suas atividades, é necessário e pertinente que o sistema de gestão do trabalho desses profissionais também seja baseado em mobilidade.

IPM (Inteligência para Manutenção)

A equipe do App Center da ITS Group desenvolveu uma solução própria para a gestão da Manutenção, levando em conta a tecnologia mobile. Homologado pela SAP, o IPM (Inteligência para Manutenção) é um aplicativo que possibilita a automação e velocidade dos processos de Manutenção da empresa e a melhor gestão entre lideranças e técnicos. O IPM possui todas as funcionalidades para o planejamento e a supervisão de atividades de manutenção preditiva, preventiva e corretiva. Com base na análise de dados coletados e relatórios de campo, é possível garantir um acompanhamento periódico e, assim, melhorar a performance das máquinas.

Sem papéis e pastas

Um sistema de gestão como o IPM possibilita o compartilhamento e consulta de informações em tempo real, um dos grandes benefícios. A eliminação de papéis e pastas de arquivo com relatórios de atividades preenchidos pelos técnicos é substituído pela tela de um tablet ou um smartphone – o que, também, é uma vantagem interessante quando se trata de cuidado com o meio ambiente.

Características do IPM

– Fácil utilização pelo usuário, com interface intuitiva.
– Desenvolvido na plataforma SCP (SAP Cloud Platform).
– Serviço de envio de mensagens aos técnicos.
– Facilmente integrado ao Módulo de Manutenção do SAP S/4 HANA ou outros sistemas do mercado.
– Acompanhamento e gestão de demandas para as equipes.
– Reconhecimento do usuário e do equipamento, via QR code, e controle de localização do técnico.
– Agilidade nos apontamentos de horas com inteligência de preenchimento dos campos.
– Funções para acesso online e offline.
– Aplicativo desenvolvido nativamente para Android.
– Possui um Portal Administrativo.

E para garantir a experiência mais adequada à realidade de cada empresa, o IPM pode contar com diversas customizações e considerar necessidades específicas. Vamos transformar o seu negócio?

 

Israel Souza


Deixe uma resposta