fbpx

Gestão financeira: como construir modelos sofisticados de custos por meio da transformação digital

Quais são os desafios de alocação de receitas e custos que sua empresa está enfrentando? E como é feito o rastreamento da rentabilidade dos clientes? Se custos e lucratividade representam uma grande dor de cabeça para as organizações de qualquer segmento, seja por causa da alta competitividade ou pela crise econômica, é adequado que esse tema mereça um cuidado especial. E essa cautela se manifesta, obviamente, por rotinas muito bem sistematizadas e, importante, automatizadas e monitoradas de maneira frequente.

Com as possibilidades que as tecnologias da informação e comunicação oferecem às empresas, o trabalho de análise e controle de custos é bem facilitado. Tudo tem a ver com uma ideia de transformação digital na qual pessoas e processos estejam conectados a um sistema que faça uma gestão financeira otimizada, capaz de realizar o planejamento, aplicação e monitoramento de todas as atividades, direta ou indiretamente ligadas a custos e lucros.

 

A gestão financeira vai desde a aquisição de matéria-prima e insumos, gestão de estoque, políticas de vendas até o relacionamento com representantes comerciais e cliente. Cliente? Sim! Podemos dar como exemplo uma indústria de bebidas que deve avaliar se vale mais a pena comercializar uma grande quantidade de refrigerantes a uma rede de supermercados popular ou vender uma quantidade menor para um estabelecimento com perfil mais elitizado. Nesse caso, os preços podem mudar para o consumidor final e, por consequência, altera-se o lucro do supermercado e da indústria de bebidas.

 

Capacidade de análise

Nesse cenário, as organizações precisam ampliar a capacidade de análise com o processamento de maiores volumes de dados.

Para isso, é necessário um sistema de gestão avançado, que possibilite a organização de informações e a visualização em tempo real. O gerenciamento financeiro viabiliza a tomada de decisões estratégicas e suporta o fechamento financeiro do ano e o planejamento para o próximo.

 

SAP Profitability & Performance

Para que essa transformação dos processos financeiros seja executada de maneira avançada, a ITS e o SAP estão oferecendo ao mercado o SAP Profitability & Performance. Trata-se de uma solução inovadora, projetada para construir modelos sofisticados de custos que requerem alocação e análise de custos em nível detalhado, agrupando informações de múltiplas fontes de dados em tempo real.

 

O que a solução faz:

– Integração de fontes de dados.

– Coleta e enriquecimento de dados.

– Criação de controle de custos.

– Definição de relatórios.

– Criação de regras e execução de alocações.

– Análise e reporte.

 

Características:

– Extensão para a plataforma de negócios do S/4HANA ou ERP para alocações.

– Ideal a todas as indústrias com grande número de clientes, produtos ou serviços.

– Os cálculos podem ser feitos em níveis de itens detalhados.

– Arquitetura baseada em computação in-memory.

– Implementação rápida com baixos riscos.

– Autonomia do departamento de negócios.

– Cenários de negócios predefinidos, assim como ferramentas flexíveis para casos de uso específicos para clientes.

– Simulação de dados e regras em tempo real.

– Armazenamento de dados de entrada e resultados em lugares já existentes, como um data warehouse.



Deixe uma resposta