fbpx

A Solução SAP Solman, que gerencia em um só ambiente os softwares de gestão de uma empresa, está com uma versão mais avançada. É só instalar ou atualizar

Sabe um sistema organizacional de supermercado, em que produtos similares e/ou complementares ficam reunidos em prateleiras e corredores próximos para motivar mais vendas? Facilita ao cliente e, muito importante, aos funcionários responsáveis pelo abastecimento e atualização de preços, que reduzem seus esforços devido à organização e ao menor deslocamento.

Nesse e em outros sistemas aplicados em realidades distintas (em processos administrativos, por exemplo), cada item fica no seu lugar, com uma tarefa específica, porém é conectado a outros para que, juntos, formem um conjunto funcional, facilmente gerenciado, entendível e melhorado continuamente.

 

Gerenciamento em TI – diferentes softwares interligados

Assim também pode ser pensada a organização e a infraestrutura de TI de uma empresa, principalmente em relação aos seus softwares de gestão – ERP e outras plataformas com funções específicas. O melhor é que todas estejam interligadas umas às outras, sob pena de não gerarem os resultados esperados e, além disso, aumentarem o desperdício de tempo e de recursos com supervisão, manutenção e promoção de melhorias. Quando há a desconexão desses sistemas, os profissionais responsáveis pela gestão e suporte acabam, por exemplo, tendo que monitorar vários softwares ao mesmo tempo em lugares diferentes, acarretando um maior trabalho e custo de mão de obra.

 

SAP Solution Manager (SAP Solman)

Para fazer com que os sistemas possam ser supervisionados e controlados de forma integrada é necessária a implantação de um ambiente único de operação, podendo esse ser acessado e utilizado descomplicadamente por profissionais habilitados. A SAP – e sua parceira ITS Group – possui em seu portfólio uma ferramenta própria a esse fim: a SAP Solution Manager (SAP Solman), produto destinado a gerenciar as plataformas digitais diversas em funcionamento, sejam elas da SAP (como o S4/HANA) ou de outras marcas.

O SAP Solman acompanha todo o ciclo de vida das soluções SAP, realiza um Service Desk mais rápido e eficaz, faz o monitoramento de maneira independente e conjunta, elabora relatórios de performance, além de possibilitar a realização de novos projetos relacionados à TI. Com essa ferramenta, as instituições têm condições de operar em seu potencial máximo com custo mínimo, dentro de um sistema organizacional user-friendly.

 

 

Atualização do SAP Solman: recomendável para melhorar a experiência

O pacote SAP S/4HANA, fornecido pela ITS Group, já vem com a SAP Solution Manager, bastando ao cliente apenas habilitá-la. Hoje há no mercado companhias que possuem a versão 7.1 da plataforma ou 7.2 (Support Package SP01 a SP06). Para ambos os casos, é recomendável que até dezembro deste ano seja promovida a atualização para a SAP Solman 7.2 SP08, uma versão avançada e de última geração que traz um grande conjunto de recursos e funcionalidades, com melhor performance.

E é mais do que aconselhável, porque a partir de 2020 a manutenção das versões 7.1 e 7.2 (SP01 a SP06) vai expirar, ou seja, não serão mais realizadas melhorias e nem suporte para funcionamento do produto. A atualização é importante para continuar conectando o SAP Solution Manager ao portal da SAP (Marketplace), por exemplo. A lógica é similar às atualizações do Windows, no seu computador de casa ou trabalho, pois versões mais antigas do sistema operacional não permitem que você baixe determinados programas. Para o SAP Solman vale a mesma regra.

 

É recomendável que as empresas façam a atualização para a SAP Solman 7.2 SP08 até dezembro deste ano.

 

SAP Solman 7.2 SP08:

– Suporte para gerenciar o ciclo de vida da implementação do S/4HANA.

– Suporte ao monitoramento de ambientes na nuvem e no local.

– Melhor experiência do usuário com a utilização da ferramenta Fiori.

– Dashboards personalizados.

– Service Desk avançado.

– Repositórios de documentos.

– Recursos que facilitam a criação de projetos dentro do conceito de métodos ágeis.

– Bancos de dados separados para linguagem de programação Java e Abap.

– Conexão portal da SAP (Marketplace)

 

 

Para ajudar as organizações no processo de atualização, a SAP criou um procedimento de Ativação de Conteúdo para preparar e executar todas as funções já usadas nas versões anteriores. Com a consultoria da ITS Group, sua empresa pode instalar e/ou atualizar a nova versão do SAP Solman, de forma simplificada e rápida. Entre em contato com um de nossos especialistas!

 

Autor: Miguel Vivan e Jeferson Souza



Deixe uma resposta