fbpx

A ITS Group levou ao SAP Forum soluções para a transformação digital. O IoTrem teve grande destaque de público

A ITS Group marcou presença na edição de 2018 do SAP Forum Brasil, maior evento de tecnologia da América Latina, ocorrido nos dias 11 e 12 de setembro, em São Paulo (SP).
O evento teve como tema principal “Organizações Inteligentes”, o qual faz parte do negócio da ITS não só por sermos fornecedores de soluções tecnológicas, mas também por auxiliarmos os nossos clientes a tornarem-se organizações inteligentes. Já explicamos sobre esse conceito aqui no blog.

Compartilhando conhecimento

Durante o SAP Forum, promovemos uma série de palestras comandadas pelos especialistas da empresa sobre os mais diversos temas relacionados ao universo tecnológico:
– Blockchain (com Eliziel Rodrigues).
– Migração do Sistema de Gestão SAP S/4HANA (com Parkev Junior).
– Implantação do SAP S/4HANA (com Sérgio Valério).
– Ferramenta analística para transformar negócios (com Denilson Pereira).
– Conciliação contábil com o suporte da Blackline (com Andrey Menegassi).
– Criatividade para tornar marcas e produtos mais desejados (com Lucca Ronchetti e Eliziel Rodrigues).
– Experiência do cliente com o SAP C/4HANA (com Alexandre Andrade e Márcia Mendes).

IoTrem: inovação colocada em prática no estande

O maior atrativo do estande da ITS Group foi a demonstração, na prática, da plataforma mais avançada existente no mercado quando se pensa em inovação tecnológica: o SAP Leonardo. Resumindo a essência dessa plataforma, é a combinação de tecnologias de última geração para ajudar as empresas a se transformarem rapidamente em organizações inteligentes. É um sistema composto por um conjunto de recursos dedicados a otimizar processos, atuando como uma suíte que gerencia conexões com todos os tipos de dispositivos. As tecnologias embarcadas na plataforma SAP Leonardo são Blockchain, Internet das Coisas, Machine Learning, Data Intelligence, Analytics e Big Data.
Para a construção do IoTrem foram usadas quatro das seis tecnologias que a plataforma proporciona: Internet das Coisas, Machine Learning, Analytics e Big Data.
Embarcamos mais uma tecnologia, a qual foi desenvolvida pela ITS Group e homologada pela SAP, o VTM (Visita Técnica de Manutenção). Essa solução é responsável por conectar o setor de planejamento de manutenção com os Técnicos via Ordens de Manutenção, para vistoriar ou manutenir o equipamento com avaria; além de ser integrado com o ERP da empresa, é compatível com tablets e smartfones Android. O VTM possui funcionalidades online e offline, um diferencial importante para a equipe que está em campo.
Todas as informações conectadas em tempo real, graças ao SAP Cloud Plataform, a solução em nuvem da SAP, que traz agilidade para os clientes, além da segurança das informações, tão necessária na era digital.

Para mostrar o potencial do SAP Leonardo em uma situação do cotidiano, o time da ITS Group construiu o IoTrem, um trenzinho como aqueles antigos ferroramas, conectado ao SAP Leonardo por meio de sensores, média luminosidade, velocidade, aceleração e temperatura. Assim é possível, a cada parada inesperada do trem, abrir diretamente um chamado no SAP S/4HANA, após o sensor detectar essa anomalia. Com o aplicativo de manutenção (VTM), o técnico consegue realizar o processo de reparo com agilidade e facilidade. Em cima disso, muita inteligência de dados para apoiar a tomada de decisão.

Quem foi no estande da ITS Group pôde conferir o IOTrem. Um protótipo construído usando tecnologia SAP Leonardo como IoT, Analytics, Big Data e Machine Learning, somado a um aplicativo de manutenção da própria empresa (VTM – Visita Técnica de Manutenção).

O mais importante da demonstração não era o trenzinho em si, mas a aplicação de como o SAP Leonardo pode contribuir significativamente às empresas, de qualquer segmento de mercado. Durante o fórum, recebemos em nosso estande companhias dos mais variados setores, como agronegócio, logística, cosméticos, manufatura em geral, entre outras.
O sistema é ideal, por exemplo, para a implantação do conceito de manufatura inteligente (Indústria 4.0). Nesse caso, o SAP Leonardo e o VTM podem estar conectados a sensores e outros dispositivos (IoT), os quais informam, em tempo real, dados de produção e/ou funcionamento das máquinas, etc.

Consultoria, inovação e agilidade

Faz parte do nosso DNA a busca contínua por soluções inovadoras, análise das necessidades dos clientes, prototipação, implantação e suporte. Tudo de forma ágil e utilizando as melhores práticas disponibilizadas pela SAP. O IoTrem e cada uma das palestras reforçaram a atuação da ITS Group como uma consultoria especializada em soluções tecnológicas e transformação digital, disposta a cocriar a realidade junto aos nossos clientes.
E a sua organização, vai perder o trem que está passando?

 



Deixe uma resposta