Sua empresa ainda não tem uma plataforma de análise de dados? Saiba por que é tão essencial

A história já é antiga e conhecida no mundo corporativo. Uma grande rede de supermercados identificou que homens que saíam à noite para comprar fraldas descartáveis aproveitavam para levar também uma cervejinha. Como estratégia de vendas, a rede começou a colocar os dois produtos no mesmo local, e o resultado foi um aumento significativo na comercialização de cerveja e, claro, de fraldas.

Isso ocorreu não por intuição ou qualquer outra subjetividade, mas sim pela ciência da análise de dados, que, convenhamos, não é mais um diferencial, mas uma obrigatoriedade para as empresas. Até os clubes de futebol vêm usando esse recurso, tanto para contratar jogadores como aprimorar a atuação coletiva do time.

Aqui na ITS Group temos identificado junto aos nossos clientes melhorias significativas em relação à gestão quando aderem à metodologia Business Intelligence (BI), que é constituída por uma série de processos, tais como coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de dados, com o objetivo de dar suporte ao andamento dos negócios. A partir da verificação de indicadores, o BI permite medir a saúde operacional e financeira da empresa. Isso vai desde planejamento de compra de matéria-prima, produção, financeiro e contábil, logística até relacionamento com os clientes, como é o caso do exemplo que dei acima da rede de supermercados.

É simples! O quanto antes e mais você analisar informações para encontrar discrepâncias e tendências, mais fácil será para promover ações a fim de mitigar um problema ou encontrar novas oportunidades de mercado.

Única fonte da verdade

Um cliente da ITS Group que serve como exemplo de como o Business Intelligence traz muitos benefícios é uma empresa de São Paulo voltada à prestação de serviços de tecnologia da informação e comunicação. Eles promovem reuniões de fechamento mensal com a participação de todas as lideranças, com as áreas tendo a responsabilidade de apresentar indicadores gerais. Só que cada departamento acabava puxando a brasa para o seu lado, mostrando números diferentes para a mesma atividade. Com a implantação do BI, o cliente centralizou todos os processos numa única plataforma e conseguiu fazer com que a diretoria tivesse em mãos os números reais, uma única fonte da verdade que garantiria a acuracidade das informações. Foi um projeto desafiador, implantado em tempo recorde, e que está refletindo positivamente na tomada de decisões para a implementação de melhorias. O diferencial é que o sistema apresenta um histórico dos resultados e orienta qual caminho a empresa deve tomar para dar seguimento a uma gestão eficiente.

Plataforma de alta performance

A melhor forma de implantar o conceito de Business Intelligence na empresa é utilizando uma plataforma tecnológica de alta performance. A solução SAP Analytics Clouds, que a ITS Group oferece ao mercado brasileiro, é um case em relação à metodologia de BI, devido às diferentes possibilidades embarcadas em sua composição.

Algumas características da SAP Analytics Clouds:

– Já nasceu na plataforma cloud da SAP, podendo acumular uma infinidade de dados e ser acessada facilmente por qualquer navegador ou dispositivo móvel.

– É um software que segue o conceito self-service, no qual o usuário pode montar os seus próprios gráficos e análises sem precisar entender muito de tecnologia.

– Não é uma ferramenta voltada somente à consulta. Ela tem, por exemplo, a funcionalidade de planejamento orçamentário.

– O cliente recebe uma URL privada e determina quais usuários podem acessar. É um ambiente totalmente seguro.

– É integrada automaticamente com o ERP existente na empresa.

– Permite a integração com serviços comerciais de armazenamento, como Google Drive.

– Possui funcionalidades de análise preditiva.

A ITS Group pode viabilizar a implantação de um sistema como este na sua empresa, por meio de uma consultoria especializada.

ITS
Sem comentários.
Comente