Otimize a logística e garanta a satisfação do cliente

Você pode até não perceber no dia a dia, mas a logística permeia grande parte das situações do cotidiano. E quando bem feita, pode ser considerada uma vantagem competitiva. Por exemplo, no momento em que você vai ao mercado, almoça em um restaurante, compra determinado produto, tudo é feito com um mínimo de planejamento e suas ações seguem uma lógica. Quando tudo ocorre bem, você nem pensa que uma série de processos foram realizados até chegar ao resultado positivo. No entanto, se você não encontra o que procurava ou tem algum plano frustrado, automaticamente sente falta de um processo efetivo de logística.

A mesma situação pode ser aplicada às empresas. Se a logística falha, automaticamente a satisfação do cliente é frustrada. Por isso, é importante otimizar a logística utilizando sistemas de informação que integrem todos os elos da cadeia produtiva. Como isso pode ser feito? Vamos entender a seguir.

Gerenciamento

Toda empresa precisa melhorar sua eficiência produtiva a fim de garantir uma logística que funcione e de obter vantagens competitivas perante a concorrência. Por isso, é crucial ter um gerenciamento excelente da cadeia de suprimentos, tecnicamente conhecida como supply chain.

Para garantir a gestão dessa cadeia, é necessário atentar-se a algumas etapas que determinarão a satisfação do cliente no final do processo. As etapas são: prever o planejamento da oferta e da demanda, escolha e relacionamento com fornecedores, produção, armazenamento e entrega do produto. Além disso, há a etapa de devolução do produto por parte do consumidor quando as expectativas não são atendidas e, em seguida, o serviço de atendimento a este cliente insatisfeito.

Para garantir que o processo ocorra da melhor forma possível, alguns cuidados podem ser tomados:

– controle da linha de produção: os processos precisam estar mapeados e os gestores devem reconhecer os pontos que requerem atenção, como a demora em determinada atividade. Isso permite melhorar os processos;

– melhoria na previsão de demandas: ao prever o que será necessário, você evita desperdícios e, consequentemente, prejuízos. Por isso, verifique o histórico de demandas da empresa e faça a previsão baseando-se nisso;

– compartilhamento do sistema de gestão do supply chain: compartilhar com os fornecedores o sistema de gestão da cadeia de suprimentos é uma ótima ideia, pois evita a falta ou o excesso de produtos. Assim, os fornecedores podem produzir de acordo com a demanda e entregar somente aquilo que é necessário;

– integração das equipes envolvidas no supply chain: para gerenciar a cadeia de suprimento, você deve integrar a projeção de vendas às outras etapas que compõem o planejamento estratégico da organização. Assim, você terá apenas um plano de ação para trabalhar;

utilização de um software para gestão do supply chain: esse é um dos pontos mais importantes, porque a utilização de um software completo, que abranja todos os âmbitos da empresa, é crucial para uma boa gestão da cadeia de suprimentos.

Mas qual seria a melhor forma de gestão para o supply chain? A SAP oferece soluções completas e indicadas para toda a gestão da cadeia de suprimentos.

Soluções SAP

As soluções SAP proporcionam agilidade e gestão integrada reunindo os dados e processos de uma organização em uma única plataforma. A SAP é referência quando se fala em gestão da cadeia produtiva e corporativa e suas soluções estão no centro da revolução tecnológica atual. Na condição de líder de mercado no ramo de softwares e aplicativos empresariais, a empresa ajuda as organizações a gerarem novas oportunidades de inovação, crescimento e contribui para que se mantenham à frente da concorrência.

Quando utilizadas de forma adequada, as soluções SAP permitem otimizar o estoque, reduzir custos, melhorar a produtividade e a eficiência, entregar o produto no prazo e unir o online com o offline. Concluindo, elas otimizam a logística das empresas e oferecem resultados confiáveis que auxiliam na tomada de decisão.

Christian Mendes
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