O que é um software de gestão agrícola e o que ele pode fazer pelo negócio?

O setor de agronegócio é um dos que mais crescem no Brasil. Apesar da crise que vem dominando o cenário econômico brasileiro nos últimos tempos, o PIB do setor cresceu no último ano, gerando um faturamento anual de 100 bilhões de dólares.

Entretanto, em tempos de crise, todo cuidado é pouco. Cada vez mais, o agronegócio enxerga que o caminho para continuar crescendo — ou mesmo para sobreviver a essa turbulência — é a gestão organizada da operação.

E para conquistar esse objetivo o melhor caminho é buscar o auxílio de um software de gestão agrícola. Esse tipo de sistema o ajudará a controlar a produção, a identificar possíveis problemas e a extrair o melhor de suas máquinas e de sua safra.

Quer saber como funciona um software de gestão agrícola e como ele pode ajudar a melhorar os resultados? Acompanhe neste post.

O software de gestão agrícola

Administrar uma produção agrícola envolve diversas etapas que precisam ser realizadas no momento certo. A hora de plantar, de irrigar ou de aplicar inseticidas na lavoura deve ser determinada com exatidão para que a produção não se perca e seja a melhor possível.

O software de gestão agrícola é um sistema que ajuda a cuidar das atividades dentro da sua produção. Ele é um programa inteligente que tem como principal objetivo facilitar as tarefas do dia a dia do gerenciamento do agronegócio, automatizando o máximo de processos.

Seja na agricultura ou no comércio de insumos, o uso de um sistema informatizado pode auxiliar na gestão. É uma ferramenta que torna possível o aumento da produtividade, estimulando o crescimento do negócio.

Veja, a seguir, os benefícios que o software de gestão agrícola pode oferecer.

Eficiência

Um sistema de gestão agrícola tornará sua produção mais eficiente. Isso porque o fluxo de informação nesse sistema simplificará a coleta de dados e as análises, facilitando a tomada de decisão. Além disso, o programa otimizará o planejamento das demandas, o reabastecimento do estoque e as funções de programação de produção. Tudo isso em um só sistema, reduzindo a manutenção de vários bancos de coleta de dados e de sistemas de comunicação distintos.

Redução de custos

Contar com processos automatizados e eficientes é o primeiro passo para reduzir desperdícios e aumentar a produtividade. Sem dúvida alguma, a redução de custos é um dos principais benefícios da implantação de um software de gestão agrícola. Com o sistema, será possível poupar gastos desnecessários e perdas na produção.

O sistema também ajudará a reduzir despesas de administração, ao auxiliar na gestão dos contratos comerciais, nas negociações de compra e venda, e no controle mais preciso de estoque. Dessa forma, ajudará a identificar possíveis pontos de perdas, como no estoque de material desnecessário.

Maior qualidade da produção

Ganhar em qualidade significa maior rentabilidade para o seu negócio. E com o software de gestão é possível atingir maiores níveis de qualidade na produção, melhorando o produto final e a satisfação com suas entregas.

A detecção e correção de possíveis defeitos nos processos de produção agrícola, tanto na colheita quanto no momento da distribuição da safra também se torna mais fácil. Isso porque, com dados e informações mais apurados, que acompanham desde a origem do grão até sua produção, será possível otimizar o tempo de aragem, reduzindo o uso de insumos.

Melhorias de qualidade costumam levar a clientes satisfeitos e traz como consequência o aumento das vendas e dos lucros do negócio.

Efetividade no controle de pragas 

Aliar a visão de profissionais para o controle de pragas com a precisão de um programa especializado reduzirá as perdas e aumentará a produtividade da safra. O software de gestão agrícola ajuda não só os produtores rurais, como também os engenheiros agrônomos na realização do diagnóstico da lavoura.

O sistema traz acesso a informações detalhadas dos sintomas das plantas, fotografias das pragas e, ainda, a uma lista de produtos licenciados que poderão solucionar o problema. Dessa forma, é possível contar com um controle de pragas mais apurado, evitando perda de tempo com um diagnóstico equivocado.

Melhorias de irrigação e no uso de fertilizantes

A irrigação e o uso de fertilizantes são fatores cruciais para o sucesso da safra e devem ser bem observados. O gerenciamento desses dois pontos é um sistema complexo, que conta com diversas variáveis, como o tipo de solo e de cultura aplicada, que, se não forem observados corretamente, poderão levar à perda de todo um plantio.

Pegue como exemplo a irrigação. Quando molhamos o solo com mais água que o necessário, geramos gastos extras, desperdícios e danos ao meio ambiente. Já se o irrigarmos com uma quantidade abaixo do que o solo requer, enfrentaremos perda na produtividade.

Com o software, essas variáveis serão determinadas com exatidão, evitando falhas. Por isso, aumentar a eficiência no controle desses fatores trará economia de recursos, permitindo que estes sejam usados de maneira mais inteligente.

Aumento da competitividade

O agronegócio vem vivenciando um aumento da competitividade no setor, fazendo com que a propriedade rural seja cada vez mais vista como uma empresa rural. Por esse motivo, o mercado tem exigido alto grau de especialização dos produtores, garantindo melhor controle gerencial sobre suas safras.

Uma gestão do agronegócio otimizada e mais eficiente permitirá que o produtor rural fique mais competitivo dentro do mercado. Um sistema de gestão fornecerá informações consistentes, acesso rápido, confiabilidade e uma visão global de todos os processos do agronegócio.

Além do mais, o uso do software diminui os riscos que afetam a produtividade e permite a aplicação de insumos de maneira mais precisa, no momento e na quantidade exata para que não haja desperdícios.

Agora você já sabe o que é um software de gestão agrícola e quais os benefícios que a sua instalação pode trazer para a gestão do agronegócio.

E você, quais problemas já enfrentou na sua gestão agrícola? O que mais acha que não pode faltar em um bom software? Divida conosco a sua experiência nos comentários abaixo.

Marcia Candiago
Sem comentários.
Comente