O que é gestão da qualidade e por que sua empresa precisa disso?

Você já se perguntou o que é gestão da qualidade e se sua empresa tem algo do tipo? Com a gestão da qualidade é possível obter benefícios tanto na venda de seus produtos ou serviços, quanto na hora de lidar com crises internas e até mesmo aperfeiçoar sua relação com clientes e colaboradores.

Para tanto, é possível adotar alguns procedimentos que são garantia de uma boa gestão da qualidade. Quer saber mais? Então siga neste texto para conferir como é possível obter isso para seu empreendimento.

O que é gestão da qualidade?

Quando uma organização adota determinada atividade de maneira coordenada, com o objetivo de dirigir e controlar os processos, possibilitando a melhora tanto dos produtos quanto dos serviços, de modo a visualizar assim a satisfação dos clientes, dizemos que há uma gestão da qualidade sendo implementada.

Como ela pode transformar uma empresa e seus processos?

Por ser altamente capaz de identificar erros e direcionar processos no sentido de obter melhorias para a organização, a gestão da qualidade permite benefícios como o aumento da competitividade do produto ou serviço dentro do mercado.

Além disso, ela permite à organização identificar peculiaridades no processo com maior facilidade e assim identificar erros e agendar melhorias, visando tornar o produto mais competitivo.

Quais são as ferramentas mais utilizadas para a implementação da gestão de qualidade?

No atendimento: ao direcionar suas atividades no sentido de atender melhor as necessidades do cliente, a organização torna-se mais capaz de alcançar sua satisfação. Por isso o foco no cliente é elemento base da gestão de qualidade. Assim, ela deve estar sempre em busca do atendimento pleno de suas necessidades.

Na liderança: a responsabilidade sobre manter um ambiente saudável a ponto de os profissionais conseguirem desempenhar suas atividades da maneira mais eficiente é dos líderes da organização. Assim, questões como motivação e comprometimento podem ser diferenciais para que se alcance os objetivos predeterminados.

No desenvolvimento de habilidades: A gestão da qualidade avalia a essência da organização através do envolvimento do conjunto de pessoas que a integram. Somente compreendendo o envolvimento das pessoas é que será possível usar suas habilidades para o benefício da empresa.

Na abordagem: Para alcançar maior eficiência nos resultados almejados é preciso ter uma visão sistêmica de como a organização funciona. Isso pode ser obtido através da abordagem por processos.

Da mesma forma, é preciso compreender os processos inter-relacionados e assim gerenciá-los adequadamente para melhorar o desempenho como um todo.

Na evolução do trabalho: o foco na melhora contínua do processo que leva produtos e serviços para o mercado oferece a possibilidade de até mesmo superar as expectativas dos consumidores com o aumento de qualidade.

Na tomada de decisão: A partir da adoção de um sistema de monitoramento altamente qualificado é possível começar a tomar decisões com base em fatos, dados concretos e análise de informações.

No relacionamento com fornecedores: a partir da elaboração de alianças estratégicas é possível construir um relacionamento mais positivo com fornecedores e colaboradores da organização. Assim, será possível criar valor com maior facilidade.

Estes são os conceitos mais triviais para a aplicação de uma gestão de qualidade dentro de uma empresa. Eles podem ser adotados por qualquer tipo de empreendimento, bastando uma política de organização eficiente e dedicação por parte dos funcionários.

Entretanto, a gestão da qualidade pode ser atingida de maneira mais eficaz através da adoção de uma certificação. Este é o método mais eficiente para atingir os objetivos. A certificação permite garantir a aplicação dos princípios de gestão da qualidade, sendo a mais importante delas o ISO9001.

O ISO9001

Organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça, a ISO tem como propósito o desenvolvimento e promoção de normas que possam ser utilizadas de maneira universal. Atualmente, mais de 100 países integram essa organização internacional especializada em padronização.

A ISO9001 faz parte de uma família de normas que estabelece parâmetros de qualidade, a ISO Série 9000.

A ISO9001 trata dos requisitos para sistemas da gestão da qualidade. Sendo assim, uma organização que segue esses parâmetros estabelecidos pela norma é considerada apta para obter a certificação e o selo ISO 9001.

A versão brasileira da ISO 9001 é chamada de ABNT NBR ISO9001, pois o Brasil é representado na ISSO pela ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Quando a organização obtém o certificado ISO9001 ela recebe um atestado de qualidade reconhecido nacional e internacionalmente. Isso porque ela é vista como sendo competente para adotar procedimentos que visam a boa prática de gestão e relacionamento com clientes e fornecedores, além de apresentar foco no desenvolvimento de colaboradores.

Assim, é possível posicionar-se no mercado de maneira competitiva, adotando recursos reconhecidamente capazes de otimizar processos e reduzir custos.

Essa credibilidade da certificação ISO9001 é fundamental para alguns empreendimentos. Em muitos casos clientes fazem questão de negociar exclusivamente com fornecedores que possuem essa certificação.

Como funciona?

Qualquer tipo de empresa, de qualquer ramo de atividade pode aplicar a ISO9001. O motivo disso é que a certificação visa construir melhores processos através de requisitos fundamentais, independentemente do produto ou serviço que a empresa oferece.

Assim, cabe a cada empreendimento implementar seu sistema de gestão de qualidade, bastando adequá-lo a suas necessidades, sempre em conformidade com as exigências da norma. Depois basta solicitar uma auditoria desse sistema de qualidade a uma órgão certificador. Este órgão irá emitir um relatório que irá certificar que o sistema de gestão da qualidade é capaz de atender aos requisitos da ISO9001.

Uma vez certificada, a empresa irá passar periodicamente por auditorias que irão renovar sua certificação, garantindo que o sistema de gestão da qualidade mantenha-se de acordo com as exigências.

Gestão da qualidade e ISO9001

Uma boa maneira de garantir não somente a melhor qualidade possível nos procedimentos dentro de sua empresa, como também obter credibilidade diante de clientes e colaboradores é adotando o ISO9001, certificação reconhecida e aceita internacionalmente, que garante que a gestão de uma empresa esteja sendo feita da maneira considerada mais adequada.

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Vicente Carvalho
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