Customer Centric é a estratégia mais inteligente dos executivos comerciais

7 de fevereiro de 2023

Customer Centric é a estratégia mais inteligente dos executivos comerciais

 

Customer Centric é uma estratégia centrada no cliente, colocando o cliente como ponto focal das decisões do negócio. Empresas que adotam essa estratégia, centralizam todo o seu planejamento estratégico na experiência do cliente. As ações deixam de serem exclusivamente voltadas ao âmbito técnico e passam a ter como foco a satisfação e a fidelização desses usuários.  

 

Nessa estratégia de Customer Centric todas as grandes decisões são feitas considerando as necessidades, expectativas e as características do público-alvo. A estruturação dessa estratégia passa pela cultura da empresa, bem como a mudança em alguns processos antigos. É preciso que os processos e as pessoas estejam em sintonia com a mentalidade voltada ao cliente.   

Ou seja, tornar-se uma empresa Customer Centric requer esforço de muitas partes da organização, mas quais são os benefícios diretos de adotar essa estratégia?   

Abaixo, deixamos uma lista dos principais benefícios para você adotar essa estratégia imediatamente:  

  • Mais satisfação e maior retenção de clientes;  
  • Transformação dos clientes em promotores da marca;  
  • Redução do custo de aquisição de clientes (CAC);  
  • Melhoria na prospecção de oportunidades de negócio com o Customer Centric marketing;  
  • Aumento do ticket médio e do lifetime value;  
  • Fortalecimento da imagem da marca no seu mercado de atuação;  
  • Aumento da vantagem competitiva.  

 

 

 Desafios da abordagem Customer Centric  

 

 

De forma geral, a estratégia voltada ao cliente precisa fazer parte da cultura da empresa, não são ações isoladas. Assim encontramos o primeiro desafio da abordagem, alinhar todos os setores da empresa. O trabalho de mudar a cultura e a mentalidade da organização não é fácil, é necessário muito esforço e reforçar um objetivo claro para todos.   

 

 

Isso tudo não é um trabalho rápido e imediato, o que é um outro grande desafio, entender que o Customer Centric é uma estratégia a longo prazo. Os frutos desta estratégia não serão imediatos, mas podem ser duradouros e de grande impacto.   

 

 

Para isso, além de um objetivo claro, é necessário acompanhar o processo e evolução das mudanças de perto, por isso é muito importante trabalhar com dados. Para que a estratégia prospere, é essencial usar dados reais que apontem o comportamento, as opiniões, as principais dúvidas, reclamações e desejos dos clientes. Assim, é possível fazer uma análise real do cenário e gerar insights valiosos.   

 

 

Um ERP que consolide um grande volume de informações a médio e longo prazo pode beneficiar uma empresa em sua jornada para se tornar Customer Centric, o registro e acompanhamento desses dados só será benéfico ao processo.   

 

Consolidando os dados em um único local, o ERP pode auxiliar o objetivo de centralizar os clientes em diversas áreas, mesmo que com pequenas mudanças.   

  • Área de vendas pode visualizar vendas anteriores e realizar contato proativo aos clientes em uma janela de tempo mais adequada.   
  • A área de marketing pode ajustar estratégia de comunicação para algum canal que o cliente seja mais propenso a responder.   
  • As equipes de atendimento ao cliente podem ter acesso ao histórico do cliente para gerar atendimento mais eficiente quando necessário.  

Mais do que um histórico dos clientes, um ERP robusto pode otimizar os processos do negócio e gerar mais valor ao cliente. Por isso, é importante identificar um sistema adequado ao seu negócio que possa entregar mais robustez e eficiência nos processos.    

A ITS Group é uma consultoria SAP referência em inovação na América Latina. Trabalhamos com licenças, implementação, suporte e manutenção dos itens que compõem o portfólio de produtos e soluções SAP, apoiados por um time incrível e qualificado. Possuímos soluções de alto nível para otimizar o sistema ERP para o seu negócio.   

Por ITS Group 30 de maio de 2025
Toda tomada de decisão precisa estar cada vez mais ancorada em dados confiáveis, acessíveis e em tempo real. E foi exatamente com esse objetivo que a GetNet, uma das principais empresas de soluções de pagamento do Brasil, buscou a parceria da ITS Group. O desafio era claro: a área de Recursos Humanos da GetNet precisava ter indicadores de Log estruturados e precisos, baseados no seu sistema de RH, cujo backend é sustentado por um banco Oracle. A equipe ITS entrou em ação com uma solução moderna e integrada, usando o poder combinado do SAP DataSphere e do SAP Analytics Cloud (SAC). 
Por ITS Group 21 de maio de 2025
A ITS Group recebeu a premiação de melhor parceiro do Q1/2025 pela SAP Brasil . O reconhecimento aconteceu no SAP PSM, evento acontece de forma trimestral que busca reunir os principais parceiros SAP para compartilhar os resultados do quarter e definir as estratégias para o ano. Realizada no escritório da SAP em São Paulo/SP, o evento trouxe insights relevantes, com destaque para temas como inteligência artificial generativa, cloud computing, sustentabilidade e a evolução do Grow with SAP como modelo estratégico para acelerar a transformação digital das empresas.
Por ITS Group 20 de maio de 2025
A Reforma Tributária prevista para 2027 está cada vez mais próxima. Ela promete simplificar o sistema de tributos no Brasil, mas também traz uma série de desafios para empresas que dependem de sistemas de gestão (ERPs) e precisam manter a conformidade fiscal. Se a sua empresa ainda não começou a se preparar, o momento é agora. Neste post, explicamos o que muda, o impacto direto nos ERPs e como a ITS Group pode ajudar você a atravessar essa transição com segurança.
Por ITS Group 9 de maio de 2025
A Tramontina , multinacional brasileira com 114 anos de história e presença em mais de 120 países, realizou o Go Live do Movimento Inspirar – Projeto ERP em janeiro de 2025, marcando o sucesso da entrada em produção do SAP S/4HANA Cloud nas unidades Tramontina Multi, TEEC e Garibaldi. Em parceria com a ITS Group, a empresa realizou adoção do SAP S/4HANA Cloud Private Edition com o objetivo de transformar totalmente sua infraestrutura tecnológica para atingir suas metas de crescimento. Iniciado em 2022, o projeto marca um importante passo na transformação digital da multinacional, reforçando seu compromisso com inovação, eficiência e sustentabilidade. Com mais de 300 profissionais envolvidos entre usuários e consultores, o projeto de implementação se torna um dos principais cases de sucesso da região do Rio Grande do Sul. Para o CIO da Tramontina , Henrique Brodbeck, a escolha da ITS Group como parceira estratégica foi importante para o sucesso do projeto. “Com uma abordagem centrada em um template Global com aplicação das melhores práticas técnicas e de gerenciamento, a consultoria garantiu que cada etapa fosse realizada com segurança, eficiência e qualidade”, reforçou. Para o Presidente da ITS Group, Paulo Ronchetti, essa etapa marca o sucesso da parceria. “Estamos muito orgulhosos em fazer parte da jornada de transformação digital da Tramontina, uma marca referência em qualidade e inovação. Essa parceria representa não apenas um grande passo tecnológico, mas também um alinhamento de valores e visão de futuro. A ITS Group está comprometida em oferecer soluções que impulsionem a eficiência, agilidade e competitividade dos nossos clientes, e ver esses resultados ganhando forma na Tramontina é extremamente gratificante para toda a nossa equipe."
Por ITS Group 10 de março de 2025
A transformação digital é uma realidade inevitável para empresas que buscam crescimento sustentável e competitividade no mercado. Nesse contexto, a SAP oferece duas soluções estratégicas para empresas em diferentes estágios de maturidade digital: RISE with SAP e Grow with SAP. Mas qual delas é a ideal para o seu negócio? Vamos explorar os diferenciais de cada uma.
Por ITS Group 18 de fevereiro de 2025
A migração para o RISE with SAP é um passo estratégico para empresas que buscam modernizar sua gestão e ganhar competitividade no mercado. No entanto, como qualquer grande transformação digital, esse processo pode apresentar desafios que, se não forem bem gerenciados, podem comprometer os resultados esperados. Neste artigo, vamos explorar as principais armadilhas da migração para o RISE with SAP e como evitá-las.
Por ITS Group 23 de janeiro de 2025
Se você deseja estar à frente no mercado e entender as principais transformações que impactarão os próximos anos, o eBook de Tendências para 2025 da ITS Group é a sua leitura obrigatória. Disponível gratuitamente, o material foi desenvolvido pelo time de especialistas da ITS Group e já é um sucesso desde seu lançamento em dezembro. Confira porque este conteúdo é essencial para você e sua organização! Por que baixar o eBook de Tendências para 2025? 1. Conteúdo exclusivo e segmentado O eBook oferece uma análise detalhada das tendências globais e locais que estarão em alta em 2025. O conteúdo está organizado em três grandes partes: Tendências de Mercado: Inclui temas como Sustentabilidade Digital e ESG 2.0, Inteligência Artificial Multimodal, Novas Fronteiras Cloud, e Comportamento do Consumidor na Era da IA. Tendências Setoriais: Apresenta insights sob medida para indústrias como Manufatura, Varejo, Agro 5.0, Serviços e muito mais. Highlights do Mercado SAP: Aborda soluções como ERP Inteligente, IA no SAP e o crescimento com RISE e GROW. 2. Informações de relevância global e nacional Nosso time reuniu insights que conectam as principais inovações tecnológicas e empresariais do mundo com as realidades do mercado brasileiro. O que ajuda empresas a aplicarem as melhores práticas globais em seus contextos locais. 3. Destaques do universo SAP Para quem trabalha com tecnologia e ERPs, o eBook é um guia indispensável. Os highlights do mercado SAP exploram como as soluções SAP estão evoluindo, com ênfase em Cloud Computing e o impacto da Inteligência Artificial em ERPs inteligentes. 4. Gratuito e acessível O eBook de Tendências para 2025 está disponível para download gratuito. Basta clicar no link abaixo para acessar e compartilhar com sua equipe! Baixe o eBook agora Como o eBook de Tendências pode impulsionar seus resultados? Ao entender as transformações que moldarão os próximos anos, sua empresa pode: Antecipar demandas de mercado; Aprimorar estratégias com base em tendências tecnológicas; Explorar novas oportunidades de crescimento com soluções SAP. Não fique para trás! Baixe agora mesmo o eBook de Tendências para 2025 da ITS Group e transforme sua visão de futuro em ações concretas. Sobre a ITS Group A ITS Group é líder em soluções tecnológicas que impulsionam a inovação em diversos setores. Com mais de 20 anos de mercado e certificação Great Place to Work, seguimos transformando negócios com tecnologia de ponta e expertise em soluções SAP. Acesse o eBook agora e prepare-se para o futuro!
Por ITS Group 14 de novembro de 2024
A premiação aconteceu na noite de ontem (13), na casa NTX, em Porto Alegre (RS) e contou com a participação 80 empresas do RS.
Por ITS Group 24 de setembro de 2024
A implementação de soluções SAP, especialmente o SAP S/4HANA, pode ser um processo complexo e desafiador para muitas organizações. Para facilitar essa transição e garantir o sucesso do projeto, a SAP desenvolveu a metodologia SAP Activate. Neste artigo, exploraremos os principais componentes dessa metodologia, seus benefícios e como ela pode ajudar sua empresa a alcançar uma implementação eficiente e bem-sucedida.
Por ITS Group 2 de setembro de 2024
A Cantu Pneus foi fundada em 2006 e hoje é a maior importadora de pneus do Brasil. Oferece pneus para carga, passeio, agrícola, pneus industriais e OTR, além de rodas para caminhão, protetores e câmaras de ar. Com o objetivo de manter a estabilidade do crescimento da empresa, em 2018 viu a necessidade de implementar um ERP que conseguisse suportar suas novas necessidades e a alta taxa de dados produzidos. Foi assim que a Cantu Pneus chegou à ITS Group, buscando migrar para o mercado SAP com opções de nuvem e que conseguissem evoluir junto com a empresa.
Show More