Como o uso de softwares de gestão aumenta a produtividade no varejo?

Praticamente toda empresa que atua junto ao público final tem o desafio de aumentar sua eficiência. Até porque a produtividade no varejo não se trata simplesmente de aproveitar melhor as horas de trabalho.

Quando a produtividade fica abaixo do esperado, quem sofre é o financeiro da empresa. O giro de estoque diminui, impactando diretamente no fluxo de caixa. Por esse motivo, muitas companhias buscam constantemente soluções para produzir e vender mais em menos tempo.

Entretanto, essas soluções não estão apenas nas reuniões diárias, no trabalho em equipe e nos recursos pessoais. Atualmente é preciso ir além. Há tempos as organizações do mundo todo já apostam em soluções tecnológicas para chegar ao fim do expediente satisfeitos com seus resultados.

Apesar de todas as empresas possuírem 24 horas diárias para trabalhar, não é fácil dar conta de todas as atividades. Por esse motivo, é fundamental contar com o apoio de recursos extras que chegam para se aliar às competências humanas.

Se você deseja descobrir como os softwares de gestão aumentam a produtividade no varejo, continue lendo este post.

Os benefícios dos softwares de gestão para a produtividade no varejo

O uso de softwares de gestão auxilia empreendedores do varejo em processos bastante complexos, possibilitando o aumento de produtividade e a diminuição do desgaste em questões burocráticas. Entenda mais:

Aumento nas vendas

Com a internet no centro do processo de compra atual, a experiência do cliente tem mais importância do que nunca — seja no ambiente on-line ou off-line. Ao contar com um sistema de gestão próprio para o varejo, você passa a ter acesso às preferências de consumo dos clientes. Torna-se possível controlar quais são os produtos mais procurados e as promoções de maior saída.

A partir disso, suas campanhas e parcerias ganham força. É possível planejar muito melhor as vantagens que serão oferecidas aos clientes e o trabalho que será feito em conjunto com os fornecedores.

Também torna-se muito mais prático trabalhar com a segmentação de público, o planejamento de ofertas e a antecipação de estoques. Ao mesmo tempo em que a empresa consegue se organizar melhor internamente, também é capaz de manter o foco do negócio no cliente, atendendo as necessidades do público da melhor maneira — desde o marketing e as vendas até o atendimento.

No fim das contas, você ganha a chance de antecipar tendências e largar na frente da concorrência, entregando exatamente o que o consumidor precisa e deseja. Tudo isso com as melhores estratégias de divulgação, distribuição e preço.

Melhora da gestão do estoque

Ao contar com a tecnologia no cotidiano, você sabe exatamente quanto e quando comprar. Assim consegue manter o seu estoque mais enxuto sem nunca ficar sem produtos. A consequência desse ótimo controle é sentida diretamente no caixa, com a diminuição dos valores necessários para capital de giro.

Além disso, você ganha eficiência na gestão dos fornecedores, centralizando todas as informações relativas a preços e prazos de entrega. Com isso, a empresa ganha poder de barganha e passa a contar com mais qualidade nas mercadorias.

Inteligência de processos e operações

O uso de softwares de gestão permite integrar todos os dados e processos da empresa. O resultado é um grupo de informações organizadas em um único sistema. Dessa forma, o planejamento da empresa se torna mais abrangente e passa a cobrir tranquilamente todos os itens necessários.

Estamos falando de processos como finanças, recursos humanos, contabilidade, produção, vendas, compras e marketing. Todos eles podem ser inseridos de forma sistêmica na sua plataforma, automatizando tarefas e possibilitando um acompanhamento constante caso você deseje.

Com a adoção da tecnologia, a própria cultura da empresa é beneficiada. A qualidade dos dados passa a ser primordial para qualquer colaborador, já que o próprio sistema não aceita informações incompletas. Sua organização passa a ter maior confiabilidade nos dados, reduzindo inclusive o tempo perdido com retrabalho.

Otimização do tempo dos gestores e da equipe

A consequência do controle de processos e dados que citamos acima é a alta otimização do tempo. O gestor passa a ter muito mais tempo para analisar dados concretos e focar em aspectos estratégicos.

Da mesma forma, com a automatização de processos e centralização dos dados, a equipe perde menos tempo em tarefas operacionais.

Redução de custos

Os sistemas de gestão ajudam nos mais diversos detalhes do monitoramento das contas. Todas as transações são registradas, desde o caixa até o estoque. Com isso, você pode analisar os dados, gerar relatórios e identificar possíveis pontos de corte de despesas.

Com informações claras e disponíveis, fica muito mais fácil perceber onde a empresa está errando ou deixando de economizar. Assim, a redução de custos deixa de exigir um grande esforço e passa a ser uma consequência natural da otimização dos processos.

Criando vantagem competitiva com o uso de software

Além dos benefícios citados acima, o uso de software contribui para a criação de vantagem competitiva sobre os concorrentes. Apesar desse tipo de tecnologia já estar disponível para todas as empresas, nem todas as organizações abriram os olhos para a sua utilização.

Isso significa que você pode sair na frente ao utilizar sistemas. As soluções de tecnologia em gestão trazem um impacto positivo nas vendas, no controle do estoque e no controle financeiro como um todo. Assim você passa a ter mais condições de praticar preços competitivos, negociar com fornecedores e aumentar sua margem de lucro.

A verdade sobre produtividade no varejo

Tornar-se uma empresa altamente eficiente exige muito mais do que vontade e bons profissionais. Para alcançar a verdadeira produtividade no varejo é preciso, antes de mais nada, ter o máximo de organização nos processos. E, atualmente, a melhor maneira de alcançar isso é com o auxílio da tecnologia.

Hoje em dia, as empresas que não contam com sistemas de gestão acabam ficando para trás e perdendo vantagem competitiva em relação a seus concorrentes. Os softwares de gestão ajudam a construir uma base sólida para os processos e informações, contribuindo para a saúde financeira da empresa e para o cumprimento das metas. Quando você passa a automatizar e padronizar seus processos, a empresa atinge níveis de produtividade que nem imaginava ser capaz.

Gostou deste conteúdo sobre produtividade no varejo? Os benefícios do uso de softwares de gestão ainda vão muito além. Aproveite e entre em contato conosco para entender como podemos ajudar a sua empresa!

Marco Endres
Sem comentários.
Comente