Como fazer do home office um aliado

Trabalhar home office pode parecer uma tarefa nada fácil em um primeiro momento. Mas há sim maneiras de se organizar e ser bastante produtivo trabalhando em casa. Em tempos de corona vírus, a prática se popularizou – e inclusive chegou aqui na ITS. Por isso, convidamos o nosso colega Wilson Regis Júnior, que possui ampla experiência em trabalho remoto, para dar algumas dicas.

Segundo Wilson, o principal benefício do home office é com relação ao deslocamento, principalmente nos grandes centros urbanos, onde os engarrafamentos são frequentes e fazem com que as pessoas percam bastante tempo – além de ser estressante, é claro. Outro benefício na visão dele é que trabalhando sozinho você sofre menos interrupções das pessoas, o que pode melhorar a concentração e, consequentemente, a produtividade.

Ainda segundo Wilson, trabalhar em casa possibilita você que você gerencie melhor o seu tempo. “Quando eu trabalhava home office, me comunicava com as lideranças e com a minha equipe por telefone ou através de ferramentas de comunicação via internet, e o fato de não ser necessário sair de um local físico para outro, aumentava muito a qualidade e a quantidade de contatos realizados ao longo do dia”, explica.

Mas como nem tudo são flores, Wilson também alerta para algumas dificuldades. A principal desvantagem, de acordo com ele, é a falta de contato social. O isolamento pode causar uma sensação de solidão. Também é necessário que haja disciplina, comprometimento e planejamento, para que o colaborador não trabalhe nem a mais e nem a menos do que o necessário. “Demorei até chegar em um equilíbrio, no início trabalhava entre 10 e 12 horas por dia, o que me levou a uma estafa mental. Isso tudo reforça a necessidade de disciplina e organização, pois o equilíbrio é, sem dúvida, o melhor caminho.”

Algumas dicas do Wilson

  • Procure um espaço adequado, livre de interrupções, barulhos e, de preferência, que não tenha pessoas circulando ou realizando outras atividades paralelas;
  • Determine o seu horário de trabalho, planeje suas atividades, faça pausas regulares, evite atividades muito longas. O ideal é que se tenha uma pausa a cada 45 minutos, tome uma água, um café, faça um alongamento, converse com outras pessoas e retorne às atividades;
  • Caso perceba que o seu trabalho não está rendendo, faça alguma atividade de rotina da sua casa, como limpeza ou arrumação, isso te dará a sensação de produtividade e serve como válvula de escape;
  • E o mais importante: não se isole. Comunique-se sobre o seu trabalho, faça entregas mesmo que sejam parciais, interaja com outras pessoas e se mantenha atualizado do que está acontecendo na empresa e com as outros colegas que também estão trabalhando no mesmo formato.

E por fim, fique atento para não se distrair com as interferência da casa, mantenha o seu foco na atividade que precisa realizar, fuja das armadilhas como redes sociais, WhatsApp e internet, mas lembre-se:  essas atividades, quando bem planejadas, podem até te ajudar a aliviar a pressão. Por isso, é tão importante que você tenha um planejamento e estipule regras que vão contribuir para que você seja produtivo e eficiente no seu trabalho.

ITS
Sem comentários.
Comente