4 dicas para explorar o potencial da IoT na sua empresa

Ao iniciar um projeto de Internet das Coisas (Internet of Things — IoT), você deve analisar com atenção quais os processos de sua empresa que podem se beneficiar deste conceito. Deve identificar onde as informações em tempo real podem ser úteis ou eficientes dentro do seu negócio. Você verá que alguns processos poderão se tornar mais inteligentes, captar e analisar mais dados com rapidez e eficiência.

Veja, a seguir, algumas dicas sobre o que considerar a respeito de IoT.

1. Busque benefícios reais

Busque compreender por completo seus processos. Depois disso, você será capaz de determinar quais os procedimentos de seu negócio poderão coletar e analisar dados em tempo real. Seria o caso de utilizar sensores para ter as informações? Qual tecnologia será aplicada? Faça-se algumas perguntas-chave para seguir adiante.

2. Encontre soluções tecnológicas e fornecedores de inteligência

Os dados não serão mais analisados somente pelo seu time de TI. Há no mercado inúmeros softwares com capacidade para lidar com volumes exponenciais de informações. Daí a importância de encontrar empresas fornecedoras de tecnologia e inteligência em IoT. Mas, lembre-se: é preciso ir além da coleta dos dados. Você precisa pensar na estratégia por trás deste movimento.

3. Insira a IoT na cultura da sua empresa

Ao traçar uma estratégia de Internet das Coisas, você estará fazendo uma profunda movimentação na cultura organizacional. É preciso que todas as pessoas estejam ambientadas com isso, pois sem a adesão dos profissionais fica difícil tomar decisões baseadas  na análise de dados coletados por meio de objetos conectados.

4. Avalie oportunidades e conexões

A realidade é que a Internet das Coisas permite virtualmente infinitas oportunidades e conexões, muitas das quais não podemos sequer pensar ou totalmente compreender o impacto hoje. Não é difícil ver como e porque a IoT é um tópico tão falado atualmente, o conceito abre portas para uma série de oportunidades.

A segurança da informação é um grande desafio deste movimento tecnológico. Com bilhões de dispositivos que estão sendo ligados entre si, o que as empresas podem fazer para se certificar de que suas informações  permanecem seguras? Será que alguém vai ser capaz de interceptar a conexão das máquinas da fábrica e, assim, obter acesso a toda a sua rede? Eis a importância de buscar ajuda profissional antes de iniciar qualquer projeto de IoT.

O que podemos concluir neste mundo de infinitas possibilidades trazidas pela Internet das Coisas é que as empresas que se movimentarem para desvendá-la e explorá-la tendem a sair na frente e absorver mais rapidamente suas vantagens.

Gostaria de receber mais informações sobre Internet das Coisas? Deixe seu e-mail aqui nos comentários. 

Paulo Ronchetti

CEO ITS

Sem comentários.
Comente