Como evitar o desperdício de insumos no agronegócio?

Segundo relatório da Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD) e pela United Nations’ Food and Agricultural Organization (FAO), a América Latina e o Caribe podem acabar com a fome até 2025. Se você olha para a sua produção, consegue ver essa meta mais próxima ou mais distante da sua realidade?

Cada negócio tem suas especificidades, mas não é possível responder a essa pergunta sem avaliar de forma detalhada todo o seu processo produtivo e eliminar uma prática comum: o desperdício de insumos no agronegócio.

Para cumprir metas como a erradicação da fome e para atingir objetivos relacionados ao faturamento do negócio, é essencial atuar na redução do desperdício de insumos.

Pense nos que a sua propriedade usa. Você pode dividi-los por produção ou por área, como a agricultura ou pecuária, por exemplo. O interessante é você ter uma lista de todos eles, com alguns detalhes importantes — como valor, fornecedor e situação do estoque — que façam sentido para a realidade da sua fazenda.

E não se esqueça de incluir nessa lista todos os insumos: ração do gado, defensivos agrícolas, fertilizantes, sementes, embalagens, máquinas e outros implementos.

Agora, descubra como evitar o desperdício de insumos no agronegócio:

Faça um diagnóstico para evitar desperdícios no agronegócio

Para evitar o desperdício, primeiramente é necessário saber onde ele se instala. Verifique suas etapas de produção e tente identificar em quais momentos é possível economizar ou reduzir perdas.

Analise o processo desde o início e perceba em que momentos esse desperdício ocorre de forma mais acentuada — se é no momento do plantio, na colheita, na distribuição ou em outra etapa.

Depois, identifique as pessoas relacionadas a esse desperdício. São agricultores, pesquisadores, revendedores ou gestores? É importante saber tudo isso para traçar as etapas de correção.

Trace metas e planos de ação

Se você identificou os processos que mais desperdiçam insumos, é hora de agir na reversão do quadro. Se o desperdício está relacionado à manipulação errada dos insumos, é preciso prever treinamentos e capacitação da equipe diretamente atingida.

Se o desperdício é fruto da má qualidade do insumo, por exemplo, é preciso procurar alternativas no mercado que atendam às suas necessidades sem gerar desperdício. Se os insumos são desperdiçados por falta no controle do armazenamento ou pela não observação das datas de validade, é preciso aumentar o controle do estoque.

Tudo isso deve ser registrado com a data de execução e a identificação dos atores envolvidos.

Fiscalize a execução de seu plano

Para evitar o desperdício de insumos, não basta prever um plano de ação para garantir a economia, é preciso executar cada etapa desse plano para assegurar a sua eficácia.

Num primeiro momento será necessário um plano com ações corretivas para evitar o desperdício. Em seguida, pode-se traçar um plano de ações preventivas para garantir que o desperdício não volte a acontecer.

É preciso fazer relatórios com regularidade e comparar esses resultados por período. O uso de softwares especializados pode ajudar nesse controle, e os gestores precisam analisar esses relatórios e dar orientações nesse sentido.

Estude as condições externas e trabalhe de acordo com elas

Todo produtor sabe como as condições externas interferem na produção do agronegócio. Desde o clima até um modismo relacionado ao consumo de algum alimento pode fazer com que a produção caminhe em um ritmo mais acelerado ou mais lento.

Um período de seca prolongado ou inesperado pode fazer com que mais insumos sejam usados para produzir determinada cultura; o mesmo pode acontecer quando uma lavoura é infestada por algum tipo de praga.

A quantidade de defensivos pode aumentar ou ser usada por mais tempo para controlar esse tipo de ocorrência. Se o produtor conseguir prever minimamente essas situações, elas podem ser contornadas de forma mais fácil e com menos desperdício. O uso da tecnologia e da pesquisa pode ajudar muito nesse processo.

Crie uma cultura para evitar o desperdício

O desperdício precisa ser visto como um grande mal em todas as fases da produção. Essa cultura deve ser compartilhada em todos os momentos e deve vir da alta direção. Se o desperdício começa do alto, os empregados vão reproduzir esse modo de trabalhar.

Outra forma de estimular essa cultura é estipular metas para economizar. Uma atividade que gera grande desperdício de insumos é o transporte da produção. A falta de embalagens adequadas para o transporte dos alimentos causa muita perda de mercadoria. Por isso, é preciso ensinar aos colaboradores que o armazenamento adequado pode economizar insumos e a própria produção.

Se a equipe tiver uma meta de redução de desperdício e ser recompensada por isso, pode se sentir mais motivada a reduzir o desperdício.

Invista em treinamentos constantes

A redução de insumos deve ser lembrada com regularidade, por meio de treinamentos e capacitações com os trabalhadores. Eles devem saber valorizar a economia como uma política importante para a empresa. Para isso, os treinamentos não podem ser oferecidos de forma aleatória.

Se você identificou os processos que mais causam desperdício, é precisou capacitar primeiro essas etapas. Se a empresa não tiver uma pessoa adequada para oferecer essa capacitação, escolha uma empresa especializada ou aproveite a experiência dos próprios fornecedores. Eles são as pessoas mais adequadas a oferecer informações sobre a correta manipulação de seus produtos.

Uma forma equivocada de abrir uma embalagem pode fazer com que muito mais produto seja usado sem necessidade. Treinar é fundamental.

Não desperdice o commodity do futuro

Se você evitar o desperdício de insumos, mas desperdiçar água — conhecida como o commodity do futuro —, seu esforço será em vão. O agronegócio não funciona sem água. Incentivar formas de reaproveitamento e economia de água são essenciais para que o negócio se mantenha sustentável em diversos aspectos.

Criar alternativas de aproveitar a água de chuva, usar a automação para irrigar a plantação e outras alternativas inteligentes de usar a água podem tornar a sua produção mais viável.

Evitar o desperdício de insumos deve fazer parte da rotina da sua produção no agronegócio. Essa é uma ação circular e permanente, não tem data para começar e terminar, é preciso fazer sempre. Identificar as melhores formas de fazer e controlar isso faz toda a diferença.

Como você lida com o desperdício de insumos na sua propriedade? Compartilhe conosco a sua experiência!

Marcia Candiago
Sem comentários.
Comente