Como a tecnologia ajuda a reduzir custos no agronegócio

A aplicação da tecnologia aos negócios é responsável por elevar a produtividade, melhorar eficiência e qualidade e contribuir para a redução de custos de operação. Todas essas vantagens podem ser comprovadas em diversos segmentos do mercado.

No agronegócio, por exemplo, que de acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), deve ser responsável por 2,2% do PIB nacional em 2016, diminuir custos fixos com alternativas tecnológicas é essencial para garantir que o setor siga gerando emprego e renda, sobretudo neste momento de incerteza econômica no cenário brasileiro. Confira, a seguir, os benefícios da tecnologia no dia a dia do campo.

Assertividade

Grande parte dos gastos do setor se dá a partir de decisões dos gestores no campo. Ao ter tecnologia para fazer o controle completo dos suprimentos e de compras, por exemplo, é possível fazer aquisições mais conscientes.

Transparência e segurança jurídica

O controle de contratos, desde a origem dos grãos até a produção por período, assim como a facilidade de geração de relatórios e auditorias tornam as relações com fornecedores, cooperados e parceiros de negócio mais transparentes e seguras.  E dessa forma é possível contar com boas negociações, que também se traduzem em otimização de lucros e redução de gastos.

Garantia de produção

Com a tecnologia certa é possível, por exemplo, melhorar significativamente o planejamento e o controle da cadeia animal ou de produção de leite e derivados. Quanto mais estratégica for a condução dos processos, menores serão os desperdícios e a redução de custos.

Sustentação da operação

Melhorias na manutenção industrial e na assistência técnica no campo também se dão por meio da tecnologia. Por exemplo, contar rapidamente com serviços e informações para que o maquinário possa ser utilizado da melhor forma possível é, muitas vezes, decisivo para a produtividade. Com mais sustentação e apoio técnico, mais falhas e perdas de recursos e tempo podem ser evitadas.

Controle financeiro

Por meio de sistemas, aplicativos e equipamentos, é possível melhorar os processos de vendas e faturamento. Para se ter uma ideia, com uma boa solução de gestão financeira, consegue-se entender melhor os resultados obtidos com as decisões gerenciais e também fazer estimativas e projeções de médio e longo prazo.

Atualmente, seguir com uma gestão de contratos comerciais controlada por planilhas de Excel, por exemplo, não é uma boa prática e tornou-se inviável para a sustentabilidade da gestão. Este é somente um dos processos dentro de um sistema que integra toda a controladoria e facilita a gestão dos negócios.

Gestão do transporte

Toda a operação de distribuição e logística (de entrada e saída de insumos e mercadorias) ganha mais eficiência e produtividade com um bom sistema de gestão de transporte.

Diante dos inúmeros problemas de infraestrutura, além dos elevados custos de combustíveis e manutenção de caminhões e também de fretes, ter uma gestão de transporte eficiente é fundamental para controlar custos e garantir mais lucratividade.

A tecnologia faz parte do dia a dia do seu negócio no campo?

Baixe aqui o e-book Guia do Gestor do Agronegócio

Santiago Marcanth
Sem comentários.
Comente