Case de sucesso: Saiba como a HERC, S/4HANA e indústria 4.0: trabalhando juntos!

14 de outubro de 2019

Case de sucesso: Saiba como a HERC, S/4HANA e indústria 4.0: trabalhando juntos!


Durante o   SAP Now   Cristiano Baez, CIO da Herc, e Lucca Ronchetti, Gerente de Relacionamento da ITS Group, foram entrevistados no SAP Cast. O bate-papo contou um pouco do case de sucesso da Herc Indústria de Plásticos com a indústria 4.0 e está disponível no SoundCloud da ITS. Siga a ITS no SoundCloud.

 

Ouça o podcast ou leia a entrevista!

 

Qual a atuação da ITS Group no mercado e seu relacionamento com a SAP?
            Lucca Ronchetti – 
A ITS Group é uma empresa que tem mais de 15 anos e é 100% focada em soluções SAP. Inclusive recentemente ganhamos um prêmio na Alemanha, o Waldorf de Coinovação com a SAP na América Latina. Somos referência no processo de cocriação e inovação com clientes e estamos muito contentes com esse reconhecimento. Somos especializados em implementação S/4HANA na indústria de bens de consumo, varejo, entre outras. Além disso, somos focados em coinovação com novas metodologias, como, por exemplo, o uso de design para cocriar e entender a necessidade do cliente.

 

 

E a Herc? Conte um pouco sobre a empresa.
            Cristiano Baez – Hoje, a Herc está completando 56 anos. Somos uma indústria de produtos plásticos, localizada na cidade de Porto Alegre. Nosso carro-chefe é a torneirinha plástica, mais conhecida como “pretinha” no Brasil. Somos os responsáveis pela sua fabricação.

 

A parceria de uma empresa que possui 56 anos com a ITS Group teve como objetivo focar na adoção de novas tecnologias e na indústria 4.0?
            Cristiano Baez – Sim. A Herc nasceu de um rompante de criatividade, não existia torneira plástica na época, só de metal. Foi uma mudança de mercado que criamos. Ou seja, temos esse DNA de empresa criativa e não podia ser diferente na área de TI. Por muito tempo, atuamos com um sistema na empresa, mas sentíamos falta de criatividade, inovação, mudança tecnológica e metodologia. Um sistema por si só não traz nada. Um processo mal desenhado com um sistema em cima tem um resultado ruim. No SAP, encontramos as melhores práticas de mercado e buscamos implementá-lo com o mínimo de customizações, aproveitando-o ao máximo. Foi um projeto supercurto: iniciou-se em março e terminou agora em agosto. Conseguimos cumprir os prazos com que tínhamos nos comprometido, além de ficar abaixo do orçamento esperado. Um grupo de multiplicadores, formado por colaboradores da Herc, participou ativamente e fez um trabalho fantástico. Foi por causa deles que conseguimos essa migração. Todo o projeto foi voltado para o nosso mote principal, a indústria. Queríamos transformar essa área que, anteriormente, no sistema antigo, não estava contemplada.

 

O sistema anterior era voltado apenas para a área administrativa e comercial, mas a indústria não fazia parte?
            Cristiano Baez – Exatamente, a indústria não estava contemplada. Quando decidimos mudar para o novo sistema, a ideia foi espalhar sensores pelas máquinas e usar o Analytics para captar e trabalhar com os dados. Já faz quase um mês da implantação do SAP e, hoje, criamos uma injetora-modelo sensorizada e conectada ao Analytics. Estamos no processo de informatizar essa injetora e trazer os dados de desempenho dela para o Analytics. Depois desse projeto pronto e aprovado, iremos replicar para as outras 40 injetoras do parque.

 

Como começou o relacionamento entre a Herc e a ITS Group?
            Lucca Ronchetti – Temos uma equipe comercial que começou o approach com o Cristiano. A Herc é uma empresa muito tradicional e, relativamente, perto do nosso escritório, ou seja, essa aproximação não poderia ser mais fácil. O grupo nos recebeu de braços abertos para começarmos esse trabalho juntos de coconstrução para um caminho de organização inteligente e transformação digital por meio dos principais pilares, como ILT, Big Data e Analytics. Trabalhamos para que nossos clientes possam tomar decisões mais assertivas, de forma mais rápida e que consigam vender mais e ganhar mais dinheiro, e, assim, todo mundo sai feliz no final.
            Cristiano Baez – O que sempre pregamos nesse processo todo é que a Herc não podia ficar escrava de uma tecnologia proprietária. Normalmente as empresas que vendem informatização para empresas focam em escravizá-las em alguma tecnologia proprietária e que depois não permite mais opção de escolha. E o S/4HANA traz para nós uma liberdade de poder usar qualquer tipo de dispositivo. Os sensores são de mercado, na indústria, nos terminais, estamos usando a tecnologia mais livre possível, e agora temos disponível um mundo de opções, usando a criatividade para poder medir o que quisermos. E isso é muito legal!

 

Esse projeto da Herc também foi uma marco de inovação no mercado SAP pelo prazo recorde e investimento abaixo do esperado, correto?
            Lucca Ronchetti – Isso. É importante destacar que todo projeto SAP não depende só do parceiro de implementação, depende, juntamente, do esforço que está sendo dado pelo outro lado. E com a Herc não foi diferente, o Cristiano teve muita força e nos empurrou junto para que chegássemos na linha de chegada com sucesso, antes do prazo e no budget que tínhamos previsto. Nosso time é qualificado em metodologia ágil para a implementação de software SAP, todo ano participamos e patrocinamos o maior fórum de metodologia ágil da América Latina e levamos nosso time de consultoria para entender, gerar conteúdo, aprender e replicar. Reproduzimos o conhecimento para os nossos outros consultores para que assim consigamos entregar projetos mais rápidos e no orçamento que o cliente espera. É isso que buscamos fazer sempre.

 

Além de implementar o SAP, a Herc resolveu pegar soluções do Sales Cloud para elevar o patamar de relacionamento com os clientes, especialmente no atendimento de televendas?
            Cristiano Baez – O C/4HANA foi implementado para substituir o antigo sistema de CRM que tínhamos e que também possuía um problema semelhante ao da fábrica. Sempre dedicamos muito valor para a parte administrativa, mas não dávamos total atenção para um sistema de CRM, algo superimportante e que não tinha aproveitamento. Com certeza, a implementação do C/4HANA trouxe um salto em termos de possibilidades de tratar melhor e acompanhar o relacionamento com o cliente, além de ter mais dados ágeis. Estamos ainda aprendendo tudo isso, sabemos que tem muito mais a ser explorado. Hoje, ao olhar o sistema implantado, parece que foi realizado há muito tempo por conta do rápido aprendizado. Estamos usando um módulo, mas sabemos que tem mais outros três importantes para serem explorados, e usando o Analytics com outros dados, conseguimos ter um resultado muito melhor de análise.

 

Vários clientes relatam exatamente isso: estão ainda no nível básico do que a solução tem para oferecer, mas já se encontram supersatisfeitos e com a expectativa de como será quando começarem a utilizar as funções avançadas.
            Cristiano Baez – Tínhamos dois estigmas antes de começar o projeto: um de que o SAP era muito difícil de se utilizar e outro que todos os projetos exploravam prazo e orçamento. Mas no decorrer do tempo os dois conceitos foram derrubados. É um sistema fácil, amigável e que tem suas regras a serem respeitadas, sua metodologia de trabalho. Mas sabendo como funciona e entendendo isso, torna-se fácil. O pessoal fez um belo trabalho no S/4HANA no Fiori, na questão de usabilidade. É muito fácil!

 

Acesse o SAP Cast
Ainda não conhece o SAP Cast?
Venha navegar e encontre os mais variados assuntos sobre tecnologia com uma linguagem descomplicada.

 

 

Autor: Lucca Ronchetti

Por ITS Group 30 de maio de 2025
Toda tomada de decisão precisa estar cada vez mais ancorada em dados confiáveis, acessíveis e em tempo real. E foi exatamente com esse objetivo que a GetNet, uma das principais empresas de soluções de pagamento do Brasil, buscou a parceria da ITS Group. O desafio era claro: a área de Recursos Humanos da GetNet precisava ter indicadores de Log estruturados e precisos, baseados no seu sistema de RH, cujo backend é sustentado por um banco Oracle. A equipe ITS entrou em ação com uma solução moderna e integrada, usando o poder combinado do SAP DataSphere e do SAP Analytics Cloud (SAC). 
Por ITS Group 21 de maio de 2025
A ITS Group recebeu a premiação de melhor parceiro do Q1/2025 pela SAP Brasil . O reconhecimento aconteceu no SAP PSM, evento acontece de forma trimestral que busca reunir os principais parceiros SAP para compartilhar os resultados do quarter e definir as estratégias para o ano. Realizada no escritório da SAP em São Paulo/SP, o evento trouxe insights relevantes, com destaque para temas como inteligência artificial generativa, cloud computing, sustentabilidade e a evolução do Grow with SAP como modelo estratégico para acelerar a transformação digital das empresas.
Por ITS Group 20 de maio de 2025
A Reforma Tributária prevista para 2027 está cada vez mais próxima. Ela promete simplificar o sistema de tributos no Brasil, mas também traz uma série de desafios para empresas que dependem de sistemas de gestão (ERPs) e precisam manter a conformidade fiscal. Se a sua empresa ainda não começou a se preparar, o momento é agora. Neste post, explicamos o que muda, o impacto direto nos ERPs e como a ITS Group pode ajudar você a atravessar essa transição com segurança.
Por ITS Group 9 de maio de 2025
A Tramontina , multinacional brasileira com 114 anos de história e presença em mais de 120 países, realizou o Go Live do Movimento Inspirar – Projeto ERP em janeiro de 2025, marcando o sucesso da entrada em produção do SAP S/4HANA Cloud nas unidades Tramontina Multi, TEEC e Garibaldi. Em parceria com a ITS Group, a empresa realizou adoção do SAP S/4HANA Cloud Private Edition com o objetivo de transformar totalmente sua infraestrutura tecnológica para atingir suas metas de crescimento. Iniciado em 2022, o projeto marca um importante passo na transformação digital da multinacional, reforçando seu compromisso com inovação, eficiência e sustentabilidade. Com mais de 300 profissionais envolvidos entre usuários e consultores, o projeto de implementação se torna um dos principais cases de sucesso da região do Rio Grande do Sul. Para o CIO da Tramontina , Henrique Brodbeck, a escolha da ITS Group como parceira estratégica foi importante para o sucesso do projeto. “Com uma abordagem centrada em um template Global com aplicação das melhores práticas técnicas e de gerenciamento, a consultoria garantiu que cada etapa fosse realizada com segurança, eficiência e qualidade”, reforçou. Para o Presidente da ITS Group, Paulo Ronchetti, essa etapa marca o sucesso da parceria. “Estamos muito orgulhosos em fazer parte da jornada de transformação digital da Tramontina, uma marca referência em qualidade e inovação. Essa parceria representa não apenas um grande passo tecnológico, mas também um alinhamento de valores e visão de futuro. A ITS Group está comprometida em oferecer soluções que impulsionem a eficiência, agilidade e competitividade dos nossos clientes, e ver esses resultados ganhando forma na Tramontina é extremamente gratificante para toda a nossa equipe."
Por ITS Group 10 de março de 2025
A transformação digital é uma realidade inevitável para empresas que buscam crescimento sustentável e competitividade no mercado. Nesse contexto, a SAP oferece duas soluções estratégicas para empresas em diferentes estágios de maturidade digital: RISE with SAP e Grow with SAP. Mas qual delas é a ideal para o seu negócio? Vamos explorar os diferenciais de cada uma.
Por ITS Group 18 de fevereiro de 2025
A migração para o RISE with SAP é um passo estratégico para empresas que buscam modernizar sua gestão e ganhar competitividade no mercado. No entanto, como qualquer grande transformação digital, esse processo pode apresentar desafios que, se não forem bem gerenciados, podem comprometer os resultados esperados. Neste artigo, vamos explorar as principais armadilhas da migração para o RISE with SAP e como evitá-las.
Por ITS Group 23 de janeiro de 2025
Se você deseja estar à frente no mercado e entender as principais transformações que impactarão os próximos anos, o eBook de Tendências para 2025 da ITS Group é a sua leitura obrigatória. Disponível gratuitamente, o material foi desenvolvido pelo time de especialistas da ITS Group e já é um sucesso desde seu lançamento em dezembro. Confira porque este conteúdo é essencial para você e sua organização! Por que baixar o eBook de Tendências para 2025? 1. Conteúdo exclusivo e segmentado O eBook oferece uma análise detalhada das tendências globais e locais que estarão em alta em 2025. O conteúdo está organizado em três grandes partes: Tendências de Mercado: Inclui temas como Sustentabilidade Digital e ESG 2.0, Inteligência Artificial Multimodal, Novas Fronteiras Cloud, e Comportamento do Consumidor na Era da IA. Tendências Setoriais: Apresenta insights sob medida para indústrias como Manufatura, Varejo, Agro 5.0, Serviços e muito mais. Highlights do Mercado SAP: Aborda soluções como ERP Inteligente, IA no SAP e o crescimento com RISE e GROW. 2. Informações de relevância global e nacional Nosso time reuniu insights que conectam as principais inovações tecnológicas e empresariais do mundo com as realidades do mercado brasileiro. O que ajuda empresas a aplicarem as melhores práticas globais em seus contextos locais. 3. Destaques do universo SAP Para quem trabalha com tecnologia e ERPs, o eBook é um guia indispensável. Os highlights do mercado SAP exploram como as soluções SAP estão evoluindo, com ênfase em Cloud Computing e o impacto da Inteligência Artificial em ERPs inteligentes. 4. Gratuito e acessível O eBook de Tendências para 2025 está disponível para download gratuito. Basta clicar no link abaixo para acessar e compartilhar com sua equipe! Baixe o eBook agora Como o eBook de Tendências pode impulsionar seus resultados? Ao entender as transformações que moldarão os próximos anos, sua empresa pode: Antecipar demandas de mercado; Aprimorar estratégias com base em tendências tecnológicas; Explorar novas oportunidades de crescimento com soluções SAP. Não fique para trás! Baixe agora mesmo o eBook de Tendências para 2025 da ITS Group e transforme sua visão de futuro em ações concretas. Sobre a ITS Group A ITS Group é líder em soluções tecnológicas que impulsionam a inovação em diversos setores. Com mais de 20 anos de mercado e certificação Great Place to Work, seguimos transformando negócios com tecnologia de ponta e expertise em soluções SAP. Acesse o eBook agora e prepare-se para o futuro!
Por ITS Group 14 de novembro de 2024
A premiação aconteceu na noite de ontem (13), na casa NTX, em Porto Alegre (RS) e contou com a participação 80 empresas do RS.
Por ITS Group 24 de setembro de 2024
A implementação de soluções SAP, especialmente o SAP S/4HANA, pode ser um processo complexo e desafiador para muitas organizações. Para facilitar essa transição e garantir o sucesso do projeto, a SAP desenvolveu a metodologia SAP Activate. Neste artigo, exploraremos os principais componentes dessa metodologia, seus benefícios e como ela pode ajudar sua empresa a alcançar uma implementação eficiente e bem-sucedida.
Por ITS Group 2 de setembro de 2024
A Cantu Pneus foi fundada em 2006 e hoje é a maior importadora de pneus do Brasil. Oferece pneus para carga, passeio, agrícola, pneus industriais e OTR, além de rodas para caminhão, protetores e câmaras de ar. Com o objetivo de manter a estabilidade do crescimento da empresa, em 2018 viu a necessidade de implementar um ERP que conseguisse suportar suas novas necessidades e a alta taxa de dados produzidos. Foi assim que a Cantu Pneus chegou à ITS Group, buscando migrar para o mercado SAP com opções de nuvem e que conseguissem evoluir junto com a empresa.
Show More