5 benefícios que apps corporativos oferecem

A tecnologia móvel vem ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo. De acordo com o Gartner, ela é uma das dez tendências tecnológicas de alto impacto em 2016, amparada por uma verdadeira malha de dispositivos que operam por meio de aplicativos e outras soluções para permitir mais mobilidade e agilidade nos processos empresariais. Neste movimento, os apps corporativos ganham protagonismo; passam a ser vistos como  importante diferencial competitivo das empresas realmente antenadas com o poder da tecnologia para impulsionar negócios.

Uma definição de aplicativos corporativos

Tecnicamente falando, apps corporativos são uma combinação de recursos (blocos de construção) que juntos executam funções de negócios. Eles se diferem dos sistemas comuns por serem utilizados em dispositivos móveis como tablets e smartphones e são, necessariamente, acessáveis e utilizáveis a partir da conexão com a internet.

Os aplicativos corporativos podem operar de forma isolada ou serem integrados a sistemas mais robustos como um ERP, por exemplo. Algumas funcionalidades da gestão comercial podem ser disponibilizadas à equipe de vendas que vai à campo em forma de um aplicativo de celular, por exemplo. Assim, os profissionais não precisam fazer login no sistema para fazer pedidos ou verificar o andamento de uma entrega, podem simplesmente acessar o app e obter ou imputar os dados que necessitam.

Veja, a seguir, algumas das principais vantagens que sua empresa pode obter ao disponibilizar apps para a equipe e para os clientes:

1. Mobilidade

O benefício mais facilmente percebido que um aplicativo corporativo pode oferecer é a mobilidade. Isso significa que onde quer que as pessoas estejam, desde que conectadas à web e com a devida autorização (senhas, chaves de acesso), elas podem acessá-los e utilizá-los.

A mobilidade corporativa vem cada dia mais elevando o nível de competitividade das empresas, pois permite que os profissionais trabalhem remotamente, agiliza as atividades e também permite novas formas de trabalho, como home office e até a contratação de profissionais freelancer, sem perder o poder de automatização que a tecnologia pode proporcionar.

2. Colaboração

Equipes e profissionais em diferentes locais (filiais, unidades de negócio, parceiros) podem colaborar mais com a utilização de aplicativos móveis. Por meio da conexão de pessoas remotas é possível que os níveis de produtividade e assertividade nas entregas sejam melhores e mais ágeis.

3. Captura de dados em tempo real

Da mesma forma, empresas que fornecem aplicativos para seus clientes conseguem captar dados úteis para tomar decisões mas inteligentes. Um exemplo: empresas que disponibilizam um app para que seus clientes façam compras ou se comuniquem com o serviço de atendimento podem analisar o comportamento do consumidor, entender seus interesses em relação aos produtos e serviços e até conhecer melhor seus anseios e necessidades.

4. Inovação

Apps corporativos também são uma excelente forma de incentivar a inovação dentro das empresas. Se olharmos para a produtividade alcançada com estas aplicações e também para a imagem que elas podem trazer à marca, é possível afirmar que o pensamento inovador passa a permear o dia a dia do negócio.

5. Experiência do usuário

Tanto quando falamos dos usuários internos (colaboradores) quanto externos (clientes, parceiros de negócios), a experiência proporcionada por aplicativos corporativos está de acordo com o que há de mais atual. Para se ter uma ideia, de acordo com o portal Meio & Mensagem, 84% dos consumidores brasileiros utilizam até 10 aplicativos diariamente.

Marcos Bernardes
Sem comentários.
Comente