Principais tendências tecnológicas para empresas em 2022

Entramos na reta final de 2021, um ano que foi repleto de desafios para muitas pessoas e empresas. E para 2022, algumas tendências tecnológicas reinarão, auxiliando os negócios a se reinventarem e garantirem a competitividade no mercado.

Especialmente nos últimos dois anos, as organizações precisaram se estruturar para acompanhar o ritmo acelerado das mudanças tecnológicas. E as equipes precisaram se capacitar para lidar com novas ferramentas disponíveis no mercado. A realidade hoje é que as inovações estão chegando cada vez mais rápido – o que por um lado é ótimo, pois vários problemas agora têm soluções práticas, mas por outro lado requer maior agilidade e capacidade de adaptação por parte das empresas.

De acordo com analistas da consultoria Gartner, as novidades tecnológicas que deverão atrair a atenção das organizações nos próximos anos apontam para uma necessidade de ir além das noções sobre a adoção de tecnologia. A consultoria publicou um estudo falando sobre as tendências que iniciaram neste ano e que irão guiar as inovações até pelo menos 2023 . Além disso, a Forbes publicou, recentemente, uma matéria que parece ter saído diretamente do futuro, mas que na verdade revela tecnologias que farão parte de nossas vidas já a partir do próximo ano.

Veja quais são as principais tendências em tecnologia para os próximos anos:

Segurança e remediação de falhas

Muito se escuta sobre proteção no ambiente virtual. Porém, a pesquisa realizada pela Gartner vai além: até 2022, a metade de todos os investimentos em segurança serão destinados à recuperação de falhas de desastres. Além disso, o estudo revela que, a maior parte dos riscos está na falta de possibilidade de realizar atualizações constantes nos sistemas.

Aumento expressivo de bots e chatbots

Os investimentos, por parte das empresas, em aplicativos tradicionais devem continuar caindo em 2022. Isso porque as companhias passarão a investir mais fortemente em novas tecnologias, como bots e chatbots. Essa tecnologia é hoje a porta de entrada para a Inteligência Artificial. Entre as vantagens dos bots estão a possibilidade de aumentar o engajamento do colaborador ou cliente e automatizar tarefas de forma ágil e fácil, liberando os profissionais para trabalhos não padronizados.

Equipes de TI mais versáteis

Estudos revelam que quase metade dos membros das equipes de TI serão mais versáteis e ocuparão vários papeis dentro das companhias em um futuro próximo. A maioria desempenhará funções mais relacionadas com as áreas de negócio do que com a tecnologia em si. E, neste sentido, a SAP é uma grande aliada das equipes, uma vez que agiliza processos operacionais e permite que os profissionais se envolvam mais com tarefas estratégicas.

Operações realizadas de qualquer lugar

Até o final de 2023, quase metade das organizações estarão operando de qualquer lugar para fornecer experiências virtuais e físicas aprimoradas para seus clientes e funcionários. Este modelo operacional permite que colaboradores acessem seus recursos corporativos de onde estiverem e que os clientes também sejam atendidos em qualquer lugar. Inclusive, a ITS Group possui uma solução, chamada SFA, que proporciona maior agilidade e automação para a força de vendas externa das companhias.

Pesquisas visuais e de voz

De acordo com a Gartner, os primeiros e-commerces que aderirem às pesquisas visuais e de voz aumentarão suas receitas em 30%, uma vez que esses tipos de consulta melhoram a compreensão das empresas sobre os interesses e as intenções dos consumidores. A vantagem competitiva dos pioneiros na tecnologia poderá ser observada nas taxas de conversão e no crescimento do lucro dessas companhias.

Assista à nossa sessão durante o SAP NOW 2021 e fique por dentro de mais algumas tendências para o varejo.

Dados sobre comportamento

Algumas tecnologias são capazes de captar e utilizar de forma inteligente os dados que as pessoas geram no seu dia a dia, em especial durante as compras. As empresas que souberem como utilizar esses dados para influenciar o comportamento humano estarão sempre a frente no mercado.  Por meio de ferramentas tecnológicas, é possível entregar a mensagem certa no momento e no lugar certos para estimular e inspirar os clientes a agirem.

Negócios inteligentes e adaptáveis

Em resumo, a tecnologia, de uma forma geral, é uma grande aliada da gestão empresarial, e a solução ideal é sempre a que melhor se adapta às atividades de cada empresa. A ITS Group conta com diversas soluções para as mais variadas linhas de negócios, de bens de consumo, passando pela indústria fashion e química até manufatura e serviços.

 

ITS