RS 51 3206 1174
PR 41 2106 6757
SP 11 5105 2200

Junho / 2016

O papel do Gestor de TI na Transformação Digital

A importância do gestor de TI

O papel do Gestor de TI na Transformação Digital

Você já ouviu falar de Transformação Digital? Prepare-se para escutar cada vez mais este conceito. Trata-se de um fenômeno em pleno curso e que está impactando o mundo corporativo. Neste post, proponho uma reflexão acerca de como a tecnologia digital pode ser útil para tornar a sua empresa mais inteligente e competitiva, alavancando os resultados do seu negócio.

O que significa Transformação Digital

A chamada Transformação Digital diz repeito à adoção de tecnologias disruptivas que vêm para transformar a experiência do consumidor, os processos operacionais das empresas, e também influenciar nos modelos de negócio. É em suma a digitalização de quase tudo, visando tornar pessoas e empresas mais inteligentes e competitivas.

Em outras palavras, trata-se da adoção da computação em nuvem (Cloud Computing) que traz escalabilidade tecnológica, aumenta o poder de armazenamento e processamento de dados, reduz os gastos com infraestrutura de TI, entre outros benefícios. Na Transformação Digital também a tecnologia móvel é peça principal. As empresas deixam de ser dependentes das quatro paredes de seus escritórios para dar mobilidade aos seus colaboradores por meio de sistemas e aplicativos rodando em dispositivos como tablets, smartphones etc.

Nesse sentido, outros conceitos também são importantes: o Big Data — manejo de quantidades exponenciais de dados para diversos fins, desde a análise para encontrar padrões de comportamentos de consumidores até inteligência competitiva por meio de um maior conhecimento da concorrência; e a Internet das Coisas — Internet of Things (IoT). Redes neurais e social media também fazem parte deste movimento.

A importância do gestor de TI

Neste movimento, o papel do Gestor de Tecnologia da Informação dentro de uma empresa está se modificando muito rapidamente. Se antes ele era o responsável por administrar uma equipe vista, na maioria das vezes, como prestadora de suporte aos usuários, agora assume um papel de liderança no negócio; senta-se à mesa de decisões estratégicas para propor soluções que ajudam a viabilizar planos de ação, trazem inteligência competitiva ao negócio e solucionam problemas por meio da tecnologia.

O próprio departamento de TI, dentro da Transformação Digital, deixa de ser visto como um custo e passa a ser um investimento. Cada vez mais, os executivos de negócio estão percebendo que investir em TI é garantir retornos em médio e longo prazo. Com as soluções digitais, o ROI (retorno sobre o investimento) pode ser medido mais facilmente, pois elas trazem inteligência de dados, melhorias nos processos, aumentam a produtividade, integram departamentos e potencializam resultados.

Gestores de TI de sucesso estão abandonando as formas tradicionais de alinhar as suas equipes para as unidades de negócios e projetos distintos. Em vez disso, estão quebrando barreiras e se concentrando mais em processos eficazes de ponta a ponta em toda a organização. Em termos de dados e análises, por exemplo, eles sabem que o foco agora é permitir uma melhor acessibilidade de dados, escala e desempenho, o que torna mais fácil e eficiente oferecer soluções que ajudam as pessoas a tomar decisões mais inteligentes e mais rápidas.

Podemos dizer ainda que o papel do Gestor de TI na Transformação Digital é também o de mediador. É aquele profissional que faz a ponte entre aos demais executivos da empresa e os fornecedores de soluções tecnológicas, se encarrega pela contratação e preparação dos melhores especialistas, além de auxiliar na educação dos usuários. É quem oferece soluções inovadoras e torna as empresas mais inteligentes e competitivas.

E na sua organização? O Gestor de TI do seu negócio já está vivenciando esse papel transformador? Deixa seu depoimento aqui nos comentários.

#transformaçãodigital