fbpx

Mulheres na TI: diversidade é estímulo para colaboração, criatividade e inovação

O empoderamento feminino é um tema que, merecidamente, vem ganhando muito espaço na sociedade, e como uma de suas ramificações está a importância da valorização da mulher no mundo do trabalho. Essa é uma questão que ainda precisa ser refletida e tratada com carinho por governos e empresas, pois, além de representar um grande avanço em relação aos direitos humanos, é um fator comprovadamente significativo para se obterem melhores resultados nos negócios. De acordo com uma pesquisa da Mckinsey & Co, em 2016, o valor incrementado na economia se houvesse igualdade de gênero seria de US$ 12 trilhões. Outro estudo, realizado pelo Peterson Institute, também em 2016, concluiu que empresas com pelo menos 30% dos cargos de liderança ocupados por mulheres têm rentabilidade até 15% maior. Os motivos desses resultados estão relacionados ao fato de que quanto mais diversidade houver, maior será a criatividade e a cultura colaborativa dentro do ambiente organizacional.

Hoje, há vários setores da economia, aos poucos, vencendo o paradigma de que algumas atividades “não são coisa de mulher”. A Tecnologia da Informação é um exemplo, sendo ocupada por jovens profissionais que se sentem vocacionadas a seguir na carreira. Até porque, se formos olhar para a História, veremos o protagonismo das mulheres no desenvolvimento da TI. No século 19, a matemática inglesa Ada Lovelace escreveu o primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina. Já no século seguinte, a famosa atriz austríaca Hedy Lamarr foi coinventora de um sistema que serviu de base para os telefones celulares.

Uma das empresas à frente das mudanças é a parceira da ITS Group, a SAP Labs Latin America. A companhia foi eleita em 2016 como a melhor instituição para começar a carreira no Brasil, tendo como um de seus principais diferenciais o programa Business Women Network, dedicado a impulsionar a carreira das mulheres na TI. Não é por nada que a maior liderança da SAP no Brasil é do sexo feminino: a CEO Cristina Palmaka.

Na ITS Group, procuramos viabilizar um ambiente focado na diversidade de gênero. Isso acontece desde a criação da empresa no início dos anos 2002, pois um de seus primeiros colaboradores foi a atual diretora Financeira e Administrativa, Marlei Machado. Hoje, dos 230 funcionários da ITS, 54 são mulheres. E dessas, quase a totalidade trabalha diretamente nos clientes oferecendo consultoria e suporte técnico. São analistas de sistemas e desenvolvedoras, que muitas vezes saem da academia como única aluna de turmas dominadas por homens para fazer uma carreira de sucesso dentro da área tecnológica.

Procuramos evoluir a cada dia, como um espaço favorável para as mulheres crescerem profissionalmente, participarem de um ambiente inovador, sentirem-se valorizadas e, por que não, tornarem-se referências e inspiração para outras mulheres no sentido de que o caminho está aberto para a maior presença delas em TODAS as atividades.

É no que a ITS Group acredita e é o que busca multiplicar entre seus clientes e demais parceiros.

Não estamos aqui para deixar a empresa mais charmosa e, sim, para gerar resultados.

Feliz Dia Internacional das Mulheres!



Deixe uma resposta