Transformação digital: tendências tecnológicas para 2018

Tendência é uma palavra que na tecnologia digital tem um significado bem diferente do que em outras áreas, visto que as inovações construídas nesse universo ocorrem de forma muito mais acelerada e o progresso não é linear, mas sim exponencial. O que era tendência ontem, hoje é padrão e no final do dia pode até ficar ultrapassado.

Porém, identificar tendências é importante para seguir um determinado caminho e pisar em chão firme (cuidado para não escorregar!), e, por isso, especialistas na área fazem pesquisas constantes para entender o que está acontecendo em relação à tecnologia e como esse padrão prosseguirá ou será quebrado logo ali adiante.

2018 já está aí e algumas tendências macro já fazem parte das discussões de quem está envolvido direta ou indiretamente no assunto e precisa estar bem informado. Afinal, a sustentabilidade das empresas depende da atualização contínua e da incorporação da transformação digital no negócio. É certo que tópicos como cloud, internet das coisas, realidade virtual e aumentada, veículos autônomos, drones, entre outros, serão recursos ampliados em todos os segmentos empresariais e na vida do cidadão.

Listei abaixo cinco tendências que serão muito faladas e aplicadas a partir de 2018:

 

1 Inteligência artificial

A IA estará cada vez mais presente nos negócios digitais, no varejo, na indústria e em outros segmentos. Sejam quais forem os processos, eles serão suportados por sistemas que aprendem, adaptam-se e agem potencialmente de forma autônoma. Você está a par da indústria 4.0?

 

2 Jornada do cliente sem ruídos

No varejo, a integração dos universos físico e digital será um diferencial. Um exemplo disso é a jornada em que o cliente entra no estabelecimento, faz o download do aplicativo da loja, opta por um produto e realiza o pagamento pelo dispositivo móvel. Não há contato com nenhum atendente ou com o caixa.

 

3 Análises inteligentes


Sistemas de análise de dados terão incorporados à Inteligência Artificial em seu funcionamento. Um dos benefícios será a automatização de coleta, análise e diagnósticos aprofundados, permitindo tomadas de decisão mais rápidas.

 

4 Gêmeos digitais

Processos e produtos serão representados por gêmeos digitais. Trata-se de simulações virtuais capazes de redesenhar um equipamento ou uma etapa de fabricação, por exemplo, colaborando para a otimização da produção, planejamento, previsão de falhas, etc.

 

5 Plataformas de conversação

As plataformas que recebem comando do usuário e respondem executando funções ou compartilhando informações serão gradualmente aprimoradas. Interfaces de conversação serão mais robustas e flexíveis, possibilitando a entrega de respostas e resultados mais complexos.

 

A ITS Group, por meio de uma consultoria especializada, identifica com precisão quais são as melhores soluções em plataformas de negócios para todos os segmentos de mercado, que podem muito bem se conectar e aplicar as tendências listadas neste texto. O importante neste caso não é seguir uma tendência específica, mas saber de que forma ela pode ser útil ao negócio.

Compartilhe:


Deixe uma resposta