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Com um marketing alinhado à transformação digital, as empresas têm maior facilidade de se aproximar dos clientes

Parece óbvio, mas sempre é bom lembrar que o sucesso de uma empresa no mercado depende muito do conhecimento que ela tem sobre o seu público-alvo, que hoje é dinâmico, ativo e mais exigente. O planejamento antes feito a partir de informações fragmentadas de pesquisas ou ainda compartilhadas por consultores e gurus corporativos, hoje necessita de dados precisos sobre como é a jornada do cliente. Qual é o caminho traçado por ele para chegar até a compra? Vale para clientes empresas, mas principalmente o consumidor final de produtos e serviços. Um exemplo: de acordo com uma pesquisa da Forrester, 59% das pessoas não querem interagir com os vendedores e 57% das empresas seguem um caminho de decisão antes de chamar uma possível fornecedora.

De um modo geral, as novas gerações foram – e estão sendo – alfabetizadas pelas tecnologias digitais e pela era da informação. São conectados; têm acesso fácil a informações sobre produtos e preços e opiniões de influenciadores; gostam do e-commerce, mas não deixam de ir à loja; querem uma boa experiência de compra, entre outros aspectos. Esse é o perfil básico, mas não definitivo! Assim como a informação, o padrão de consumo e os desejos dos clientes podem mudar a qualquer momento.

 

Marketing não é área, é estratégia

Por todas essas razões, a tarefa do Marketing de identificar perfis e ser um elo entre a empresa e os desejos do cliente se tornou mais importante e estratégica. O avanço digital criou esses novos consumidores e exige das companhias novas formas de se chegar até eles. O marketing tradicional precisa definitivamente quebrar seus paradigmas e ser mais atuante, como se fosse uma extensão da área Vendas. E tudo passa pela transformação digital!

 

Omnichannel e Transformação Digital

O comércio é multicanal, então as empresas também precisam ser. Mesmo que essas mesmas empresas não estejam operando sob o guarda-chuva das ferramentas digitais, são obrigadas a aderir à nova realidade. Do contrário, perderão espaço para as concorrentes.

Omnichannel (ou multicanais) representa as opções que o cliente tem para a compra, com sua jornada sendo facilitada e simplificada por canais de vendas disponibilizados pelas empresas. E além de oferecer os diferentes caminhos, com o conceito multicanais pode-se integrar todas as informações e antecipar tendências.

A ITS Group, parceira da SAP e consultoria especializada em plataformas de negócios, tem como solução para implantação e monitoramento de multicanais de vendas o SAP Hybris para Marketing. A ferramenta facilita o trabalho das empresas de entender o comprador e, por consequência, se aproximar dele e fidelizá-lo com campanhas mais eficazes. Como escrevi acima, no modelo tradicional as empresas têm dificuldade de criar ações segmentadas, com experiências únicas e personalizadas, por não contarem com informações completas sobre quem são seus clientes. O SAP Hybris muda esse cenário.

 

Com o SAP Hybris Marketing pode-se:

– Formar um banco de dados integrado de informações de clientes.

– Entender e prever o perfil dinâmico do consumidor.

– Ter uma análise visual de padrões de comportamento.

– Gerar insights que permitem adaptar-se às necessidades do público e às tendências de mercado.

– Melhorar a comunicação, integrando as informações obtidas nos diferentes canais (web, mobile, loja, mídia social, etc.)

– Fazer uma melhor gestão de segmentação, campanhas de vendas e fidelização.

– Reduzir o tempo de resposta para dúvidas e reclamações.

 

A transformação digital e sua aplicação por meio SAP Hybris Marketing direciona as empresas para atualização e crescimento no mercado, pois com ela pode-se conhecer melhor quem é o principal foco do negócio: o cliente.

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